quinta-feira, 18 de outubro de 2018

CEARTE “desfilou” na Moda Lisboa e no Lisbon Design Show

A oportunidade de participar ativamente nestes eventos é o reconhecimento do papel do CEARTE enquanto instituição de referência nacional na área do artesanato, design e moda.
Resultado de imagem para CEARTE “desfilou” na Moda Lisboa e no Lisbon Design Show
Nos últimos dias, o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), sedeado em Coimbra e com pólos em Semide (Miranda do Corvo) e Cabaços (Alvaiázere), marcou presença em dois dos eventos mais importantes da moda em Portugal: Moda Lisboa e LXD Lisboa Design Show.
Na Moda Lisboa, o CEARTE deu a conhecer os seus 32 anos de trabalho em Artesanato, Design e Moda, num seminário sobre a atual relação entre estas três áreas, nomeadamente, as vantagens da sua interligação, os pontos de divergência e os incentivos necessários à inovação.
Este slideshow necessita de JavaScript.
Já no Lisbon Design Show (LxD), o CEARTE promoveu a conferência internacional “Tendências e Tradições 2018/2019”, para a qual convidou uma especialista internacional da Worth Global Style Network (WGSN) para palestrar sobre as principais tendências de moda, decoração, design e mercado como fontes de informação e inspiração para a produção artesanal e indústrias criativas. Na conferência, o CEARTE apresentou também o projeto CARPET – Craft, Art and People Together, com o objetivo de potenciar a mobilidade transnacional no setor das indústrias criativas.
Além disso, o CEARTE levou a Lisboa uma mostra de produtos artesanais de diversos artesãos/produtores e lançou ainda uma brochura com as tendências de moda e de consumo aplicadas ao artesanato.
Segundo Luís Rocha, Diretor do CEARTE, a oportunidade de participar ativamente nestes eventos “é o reconhecimento do papel do CEARTE não apenas na formação do Artesanato e do Património em Portugal, como também no desenvolvimento contínuo e sistemático de projetos inovadores neste setor, e na difusão do conhecimento técnico e científico sobre uma das estratégias decisivas para o futuro do artesanato em Portugal – a relação Artesanato-Design-Inovação”.
Tal relação consubstancia-se no facto de, hoje em dia, os consumidores procurarem produtos feitos à mão, imbuídos de identidade cultural e de tradição, porém com estética contemporânea, exigindo ao artesão novas competências. É precisamente na disponibilização de formação específica para estes artesãos que o CEARTE tem vindo a intensificar e a direcionar a sua atividade, acompanhando as necessidades do setor e contribuindo para a sua competitividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário