segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A folia já começou em Estarreja com audio e videoclipe da música SORRIA, de Tiago Nacarato e Orquestra Bamba Social


“Sorria”: o Hino do Carnaval de Estarreja já ecoa no país




Um desfile infantil e um noturno, dois corsos carnavalescos, oficinas e workshops, visita às sedes das escolas de samba e dos grupos de folia, uma marcha luminosa e concertos: assim é o programa 2019 do Carnaval de Estarreja.

Estamos em Janeiro e a folia já começou em Estarreja. Na terça-feira, 22 de janeiro, foi dia da apresentação oficial da edição de 2019 do entrudo estarrejense, que arrancou a 14 de janeiro e terminará a 5 de março, e ainda da música oficial “Sorria”, interpretada por Tiago Nacarato e pela Orquestra Bamba Social.

O objetivo está traçado: 2019 será a consolidação da estratégia iniciada o ano passado que assenta numa requalificação que visa a maior qualidade do evento ao nível das condições logísticas e de produção, acolhimento de públicos, conteúdos de programação, comunicação e promoção. O presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, frisou que “ainda há caminho a percorrer, mas sentimos que o nosso Carnaval começa a ser cada vez mais aquilo que queremos que seja. E tudo isto só é possível com o envolvimento de toda a comunidade”.

Foi tempo para falar também de números. Diamantino Sabina revelou que o investimento global do Município é de meio milhão de euros e este ano são esperados 50 mil visitantes.

Música oficial do Carnaval de Estarreja
A grande novidade deste ano é o lançamento da música e do videoclipe “Sorria”, um tema que enaltece o Carnaval de Estarreja, com letra de Luca Argel, arranjos de Reinaldo Costa e Tomás Marques e interpretada por Tiago Nacarato e pela Orquestra Bamba Social, que já ecoa na cidade e no país.

Cada palavra da música enaltece a história de um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país. Por isto, a canção faz referências às antigas Batalhas das Flores, aos bailes, à ria, aos tamancos, aos amores e aos barcos.

Sendo um evento que resulta do envolvimento e da participação de toda a comunidade, as ruas de Estarreja foram invadidas pelos estarrejenses, pelas escolas de samba, pelos grupos de folia e pelos grupos do Carnaval Infantil para as gravações do videoclipe que celebra a música, a festa e o Carnaval, um dos principais eventos do município estarrejense.

Mostrar, visitar, experimentar e construir os bastidores do Carnaval
“Entendemos o Carnaval como uma manifestação artística, cultural, educativa e identitária do nosso território e da nossa comunidade. Em Estarreja vive-se o carnaval brasileiro, o carnaval de folia, o carnaval de e para aas famílias e o carnaval da comunidade”, começou por referir Isabel Simões Pinto, Vereadora da Cultura.

E a folia já anda no ar com o “Carnaval da Fantasia”, uma vertente educativa da programação carnavalesca em Estarreja. Como explicou a autarca, estas ações pretendem captar e fidelizar novos públicos e convidar toda a comunidade estarrejense a fazer parte do evento.

Dirigido a miúdos e graúdos, há oficinas de Clown e de Figurinos, workshops de percussão criativa, caracterização, e visitas aos bastidores do Carnaval são as atividades que prometem cativar novos “foliões”.

Sítio do Carnaval: o lugar da magia, da alegria, da cor, do ritmo, da música
A abertura do Sítio do Carnaval, marcada para o dia 22 de fevereiro, às 22h, está a cargo da Orquestra Toc´Acordar, com uma arruada e um espetáculo que promete contagiar com boa disposição todos os visitantes. Nesta noite há uma novidade. O concerto “Contar a Cantar: uma História de Carnaval”, que resulta de uma “encomenda do município, para uma criação artística, com direção de um Estarrejense, Alexandre Camões, com o objetivo de valorizar a história e a memória do nosso Carnaval, que conta já com um invejável espólio musical de Sambas Enredo originais, das nossas Escolas de Samba, e outros temas, originais ou versões, dos Grupos de Folia. A banda será constituída por músicos estarrejenses, todos eles com ligações ao Carnaval, e contará com a participação de todas escolas de samba e dos grupos de folia, numa noite em que vamos reviver muitas dessas músicas que são já “clássicos” do nosso Carnaval e animam as longas noites de folia”, explicou a vereadora da Cultura.

A “avenida” do Parque Municipal de Antuã é inaugurada pelos mini foliões. O desfile infantil sai à rua no dia 24 de fevereiro e é o maior dos últimos anos pois irão desfilar 15 grupos (instituições, jardins-de infância, escolas, associações de pais) com a participação de mais de 1650 figurantes. É mais uma aposta no futuro do entrudo, que a Câmara Municipal comparticipa e incentiva.

Dia 27 de fevereiro, quarta-feira, as ruas de Estarreja estarão ao rubro com as Marchas Luminosas, uma das manifestações populares mais enraizadas dos festejos. E começam com a tradicional chegada dos Reis à Estação da CP. Neste desfile “mais trapalhão” estão todos convidados a participar e a brincar ao Carnaval. Já na sexta-feira, dia 1 de março, o ambiente aquecerá com o Desfile Noturno das Escolas de Samba. Os grandes corsos carnavalescos saem à rua nos dias 3 e 5 de março.

O Sítio do Carnaval será ainda palco de grandes concertos. No sábado de Carnaval, dia 2 de março, o filho da terra Nuno Bastos dá o primeiro espetáculo da noite. De seguida, a Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato visitam os clássicos da música brasileira e, claro, não faltará no alinhamento o tema “Sorria”, que toda a plateia acompanhará em uníssono.  No dia 4 de março, segunda-feira, é a vez dos irmãos Calema de animarem a grande festa que é o Carnaval de Estarreja.

Os Trios Elétricos também marcam presença pela primeira vez no entrudo Estarrejense. Os “Nova Geração” vão agitar as ruas da cidade na noite de 27 de fevereiro, quarta-feira, nas Marchas Luminosas, e os “Axé Brasil”, na noite de 4 de março, segunda-feira, animando as ruas e aquecendo o ambiente para o concerto dos Calema.

As entradas para todas estas propostas são gratuitas.

Quem são os Reis do Carnaval 2019?
Durante esta iniciativa, o presidente da autarquia apresentou os foliões que vão ocupar o trono real. Néu Felgar e Paula Silva são rostos do Carnaval, “gente da casa”, que representam na perfeição o espírito da época.

São duas figuras com uma presença vincada no Carnaval, pois fazem parte do seu passado, do presente e também queremos que do futuro. Somam duas décadas de desfiles (!), e nas contas da folia adicionam horas e horas a fio de entrega para ensaios, preparação, confeção de fardas e noites perdidas a trabalhar para o desfile ou na folia do Carnaval! Hoje, preferem a diversão das noites carnavalescas e torcer pelos grupos de Carnaval na bancada. Mas este ano voltam ao desfile no trono real do reinado da folia.

Comodidades para quem chega
O conforto dos visitantes é uma das principais prioridades da organização, que disponibiliza parques de estacionamento na periferia do recinto, com transfer dos visitantes a partir dos parques mais distantes.

Com o recinto a cerca de 10 minutos, a pé, da estação da CP, privilegiar o comboio é mais uma alternativa para quem se desloca a Estarreja durante os festejos carnavalescos. Usufrua do Bilhete Especial 2€, ida e volta, válido nos dias dos corsos (3 e 5 de março) e na noite de Carnaval (4 março), nos comboios Urbanos do Porto com destino a Estarreja (linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro).

+ INFO

Link direto para o ficheiro áudio da música SORRIA, da Orquestra Bamba Social e Tiago Nacarato<https://mega.nz/?fbclid=IwAR2OUYd8kva5XiQn_IjzOaVrYB-6Jwc5GPSsTIZQz123Bg5Few-ezhrykHw#!8HJnxYZJ!itHvMvBxEUtAQUs3Qmm-Xe4QNvINo-95os1RpY6GZK0>


Kit imprensa com Programa Completo do Carnaval de Estarreja 2019 + imagens da apresentação + dos desfiles do ano anterior + música SORRIA + info sobre concertos<https://mega.nz/#F!lCh2BK6R!KkewBBYaoVnpM9VUfIDY8g>

________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário