segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Coimbra formaliza apoio à European Campus of City Universities – EC2U

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de terça-feira, uma proposta para formalizar o seu apoio à aliança “European Campus of Cities Universities – EC2U”, formada pelas universidades de Coimbra, Pavia (Itália), Alexandru Ioan Cuza de Iase (Roménia), Salamanca (Espanha), Turku (Finlândia) e Poitiers (França), no âmbito da iniciativa da Comissão Europeia “European Universities Alliances”.
A vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, destaca no seu despacho a “importância de o Município apoiar a Universidade de Coimbra nesta candidatura, designadamente pela sua valorização com a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027”.
A EC2U surge no âmbito da iniciativa “European Universities Alliances”, que integra a Ação Chave 2 do Programa Erasmus +. Um projeto que visa reforçar as parcerias estratégicas entre instituições do Ensino Superior e incentivar a criação de “Universidades Europeias”, isto é, redes de universidades da União Europeia (UE) que permitam aos estudantes obter um grau académico através da combinação de estudos realizados em vários países da EU, estimulando, desta forma, a competitividade internacional em espaço europeu.
A Comissão Europeia pretende, pois, apoiar a constituição de quatro a seis alianças transnacionais em 2019, que atuarão como “Universidades Europeias” no futuro, revolucionando assim a qualidade e competitividades do Ensino Superior europeu.
As candidaturas desta primeira fase decorrem até fevereiro e contam com um financiamento de 30 milhões de euros, o que corresponde a cerca de cinco milhões de euros por cada aliança, para três anos de atuação, renováveis por mais três anos.
A UC integra uma dessas candidaturas, a EC2U. São seis universidades históricas, que formam uma aliança multicultural e multilinguística com uma vincada ligação aos seus territórios, de grande tradição, e que exercem uma forte influência na Europa e no mundo através da excelência e qualidade do seu ensino e investigação. A aliança EC2U apresenta-se como uma candidatura forte, sustentada também no envolvimento e apoio dos respetivos municípios.
A CM Coimbra tem acompanhado o processo desde o seu início e pretende agora, na sequência do pedido formal do reitor da UC, oficializar o seu apoio à candidatura e aceitar ser “Associated Partner” da aliança EC2U. A autarquia reconhece o interesse público da candidatura, para a valorização da cidade e dos seus cidadãos, e considera mesmo que esta complementa, e reforça, a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.  A CM Coimbra destaca o facto da EC2U contribuir para o desenvolvimento da cidade e da UC, “corporizando os valores europeus numa visão inclusiva da sociedade em que todos os cidadãos cooperam, trabalham e estudam em diferentes línguas e diferentes países”. A autarquia realça, ainda, o facto da candidatura integrar duas cidades que têm protocolos de geminação com Coimbra, Salamanca e Poitiers, sendo que esta última é mesmo coordenadora da iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário