sábado, 12 de janeiro de 2019

Cultura e muita agricultura

P
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
O que têm em comum Matera e Plovdiv? À partida não teriam muita coisa, mas este 2019 são as duas cidades que mais vão celebrar a cultura no espaço europeu. É já este sábado, 12, que a segunda cidade búlgara inaugura oficialmente as suas festividades enquanto Capital Europeia da Cultura; Matera, na região da Basilicata, Sul de Itália, faz a festa a partir do dia 19. Nós por cá, pela pena do Sousa Ribeiro, fazemos um zoom ao que poderá encontrar quem este ano se aventurar por estas paragens. Matera, a cidade maldita italiana, apresenta-se aqui. Plovdiv aqui. Boa viagem!


É de uma outra viagem que nos fala a Alexandra Prado Coelho. Concretamente a viagem no tempo de Jaime Vaz, o protagonista da semana. Hoje, ele é o proprietário da Garrafeira Nacional mas nesta conversarecua aos tempos em que ela era a Mercearia Nacional, herança do avô para o pai.


Já a Mara Gonçalves foi experimentar duas das propostas da Portugal Farm Experiences, uma plataforma que quer levar portugueses e turistas a pôr as mãos na terra. Através de visitas a quintas agrícolas conhecem-se produtores e põem-se as mãos ao trabalho. Quem sabe como se criam caracoletas, cogumelos shitake ou morangueiros suspenso? A Mara.


Continuamos à volta da terra – ou da serra, se preferir. Em Oliveira do Hospital, com vista para a Estrela, acaba de abrir o Museu do Azeite,criação do produtor António Dias. Lá dentro cabem vários tipos de lagares, desde os que seriam usados pelos romanos até à época contemporânea, inúmeras antiguidades e uma vista privilegiada para a serra. A Maria José Santana guia a visita.


A Ana Cristina Pereira, por seu turno, conta-nos a história da nova vida da Casa Manuel Espregueira e Oliveira, em Viana do Castelo. É uma casa com pergaminhos na cidade e agora abre-se ao turismo. É uma casa do século XIX, com certeza, mas com o conforto do século XXI. Boa estadia!


A fechar, duas propostas distintas para a mesa: o José Augusto Moreira conta-nos as aventuras do chef Rui Paula no reino do vegetarianismo e a Maria José Santana apresenta o Un Poco Loco, o primeiro restaurante-bar mexicano de Aveiro.

Fim de conversa. Volto para a semana à hora habitual. Até lá, boas viagens!
Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário