terça-feira, 26 de março de 2019

Município de Cantanhede | Inauguração é no próximo domingo, 31 de março | Rota do Calcário fomenta descoberta do património e dos recursos naturais das freguesias de Ançã e de Portunhos/Outil



A Rota do Calcário vai ser inaugurada no próximo domingo, 31 de março, com algumas ações promovidas no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede com a Junta de Freguesia de Ançã e a União de Freguesias de Portunhos e Outil, em cujos territórios se estende o trajeto de 9,7 Km. O acontecimento começa às 9h15, no Terreiro do Paço, em Ançã, com a realização de uma caminhada de participação livre, na qual vão estar igualmente envolvidos os inscritos no percurso pedestre organizado pela Associação do Grupo de Bombos 'Só Pedra', de Portunhos, que assim se associa à inauguração da Rota do Calcário como entidade parceira.
O regresso ao ponto de partida está previsto para as 10h30, seguindo-se um convívio com degustação de bolo de Ançã e espumante, a que não faltará também animação apropriada para assinalar a abertura oficial de um itinerário concebido para fomentar a descoberta do património, dos recursos naturais e da biodiversidade das freguesias de Ançã e de Portunhos/Outil.
O projeto foi desenvolvido pelo Município de Cantanhede no âmbito de uma ação de estruturação de produto turístico promovida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, tendo em vista a Valorização dos Corredores de Património Natural da Região de Coimbra, neste caso tendo como referência o contributo que a exploração da pedra calcária teve na economia local e na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/ Outil.


De acordo com os objetivos enunciados, pretende-se “a implementação de infraestruturas permanentes de apoio à valorização e visitação de Áreas Classificadas, designadamente caminhos e percursos de utilização pedonal que permitam a constituição de uma rede de corredores de visitação e a valorização do património natural, sendo uma oportunidade de afirmar a região como destino turístico de excelência, por via da melhoria das condições físicas de apoio a essa visita e sensibilização para preservação e conservação dos seus principais valores naturais”.
A criação da Rota do Calcário teve origem num trabalho realizado pelo professor, João Lucas no âmbito de um estágio no Museu da Pedra, trabalho esse que foi aproveitado na conceção do projeto entretanto homologado como um dos percursos pedestres de real importância para a promoção do concelho e da região.
O Município de Cantanhede iniciou o processo de homologação da rota em fevereiro de 2018, tendo sido realizadas desde então várias ações, entre as quais a elaboração de conteúdos informativos sobre os pontos de interesse de fauna e flora, bem como os recursos turísticos das freguesias por onde se estende a rota, a partir dos dados recolhidos no decurso de visitas técnicas em que foi feito o levantamento dos recursos de maior relevo. O registo fotográfico dos pontos de interesse, para divulgação nos respetivos painéis informativos e interpretativos existentes ao longo do itinerário e a produção de folhetos e outros materiais de divulgação da Rota do Calcário foram outras das etapas do processo. Paralelamente foram efetuados os trabalhos de marcação (pintura) de sinalética, a que se seguiu a colocação de balizas, setas e painéis de delimitação do trajeto no território abrangido.
Finalmente, já em janeiro deste ano, o Município de Cantanhede validou os conteúdos informativos e promocionais, após o que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal emitiu a homologação oficial atribuindo-lhe a matrícula PR 3 CNT – Rota do Calcário. É de sublinhar que, além desta, o Município de Cantanhede já obteve homologação da Rota da Vinha, que será inaugurada em data a agendar e cujo itinerário passa pelas freguesias de Cordinhã e Ourentã, estando em estudo a criação de outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário