Correio da Manhã |
A receita é uma homenagem à identidade gastronómica de Viseu e nasce do patrocínio da Nutriva ao certame, com assinatura do chef Diogo Rocha
No ano de “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”, a Feira de São Mateus terá pela primeira vez uma sobremesa oficial. O nome é “São Mateus” e é produzido pela Nutriva, nova patrocinadora oficial da Feira, tendo a assinatura do chef e embaixador de Viseu, Diogo Rocha.
A apresentação decorreu no passado domingo, na Pousada de Viseu, no âmbito do evento “Viseu Doce”, dedicado à doçaria regional. A receita foi confecionada ao vivo e destaca ingredientes típicos da região de Viseu, como as tílias do Rossio, as maçãs Bravo de Esmolfe e as avelãs de Viseu. Muitos dos visitantes fizeram fila para a saborear, em primeira mão.
O prato, inspirado na gastronomia tipicamente beirã, é confecionado a partir de uma base tradicional de leite-creme, com o aroma especial das tílias de Viseu. Posteriormente, é acrescentado um puré de maçã da região e a mesma fruta caramelizada. A sobremesa é servida com uma mousse de canela, no topo, e polvilhada com o crocante de avelãs da região.
Em 2019, a sobremesa estará presente nas ementas de todos os operadores de restauração da Feira de São Mateus (restaurantes, snack-bares e tasquinhas). A doçaria tradicional de Viseu terá um lugar privilegiado nesta edição do certame.
Para o Gestor da Feira de São Mateus, Jorge Sobrado, “esta iniciativa inédita na Guardiã das Feiras Populares é um tributo à gastronomia e à agricultura de Viseu. Sendo uma inovação, reforça também a ligação do certame com a identidade da região”.
Já o chef Diogo Rocha acredita que “a ‘São Mateus’ poderá tornar-se num produto de referência e uma tradição do evento, tal como o são as farturas e as enguias, por exemplo”.
A “São Mateus” terá a garantia de qualidade da Nutriva, marca especializada em pastelaria e sobremesas que irá assegurar a produção. “Esta é uma iniciativa que alia os métodos de produção criteriosos da Nutriva, e uma seleção cuidada de ingredientes regionais, a uma feira popular de renome em Viseu e no país”, declara a marca.
É a primeira vez que a Nutriva patrocina a Feira de São Mateus e a parceria surge no âmbito de um patrocínio a três, com o selo “Primus Lucas”, incluindo as marcas Ribeiro Santo (vinho do Dão), Lugrade (bacalhau) e Nutriva (pastelaria).
Em 2019, a Feira de São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. São 39 dias para feirar em Viseu. Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).
A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da Viseu Marca. O Santander, Super Bock, Altice, Sumol, Delta, Galp, Turismo do Centro, Fidelidade, Litocar, Nutriva, Lugrade e Ribeiro Santo são patrocinadores oficiais do evento em 2019. O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners Nacionais deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário