O município de Castelo de Paiva subiu, na avaliação de 2019, dois lugares num estudo sobre a “perfomance” dos municípios portugueses nas áreas do turismo, negócios e talento, elaborado pela empresa “ Bloom Consulting “, que deu a conhecer recentemente os dados da 6ª edição do Portugal City Brand Ranking, com o concelho a ocupar agora, o 47º lugar da região Norte, duas posições acima, face ao ano transacto, localizando-se a nível nacional, na144ª posição, um facto que deixa o edil paivense Gonçalo Rocha bastante optimista quanto ao futuro, acreditando que o concelho terá um desenvolvimento mais acentuado nos próximos anos.
Os resultados agora conseguidos orientam-nos para uma análise baseada em dados estatísticos e digitais, contemplando a vertente económica, turística e social, as pesquisas online sobre os municípios e a análise dos “ sites “ e as redes sociais de cada concelho.
O Portugal City Brand Ranking é um estudo baseado num algoritmo proprietário, que considera diversas fontes de informação relacionadas com as três dimensões analisadas: negócios, visitar e viver e os resultados analisam as percepções sobre um concelho, classificam o seu desempenho de uma forma tangível e realista e medem o sucesso da marca de cada um dos 308 municípios portugueses
Na vertente de negócios / investimento, este estudo considerou a percentagem de novas empresas sobre o total das unidades já existentes e na análise turística foi tida em conta o numero de unidades e a taxa de ocupação hoteleira, enquanto que, na vertente do talento/ viver, esta abordagem teve em conta as taxas de desemprego, de criminalidade e de poder de compra de cada munícipe relativamente à média nacional
Recorde-se que, este ranking consiste na medição de resultados e impacto da marca de todos os 308 municípios portugueses nas áreas de Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver), sendo que, o Portugal City Brand Ranking©destina-se a instituições governamentais, autarquias, académicos e profissionais das áreas de finanças, economia, marketing ou ao público em geral que se interesse pela temática.
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© apresenta-se como um indicador relevante e único estudo publicado nesta área que recorre única e exclusivamente a dados quantitativos não dando margem a interpretações ou interação humana que tenha influência nas classificações. O ranking usa uma metodologia única e inovadora que incorpora um número elevado de variáveis objectivas e relevantes, em vez de estudos de opinião. A combinação de D2 © (pesquisas online), estatística e ferramentas únicas produzidas pelaBloom Consulting, dão a este estudo um elevado grau de fiabilidade e objectividade
Este ranking mede a performance e o impacto da marca de cada município com dados puramente quantitativos, sendo que, as melhores posições no ranking são por norma reveladoras de melhor estratégia de promoção e estruturação, de mais visibilidade, mais procura proactiva, melhores plataformas online e redes sociais e melhores indicadores estatísticos nas várias categorias.
O ano de 2018, segundo os dados recolhidos, foi muito prolifico para a Região Norte, em termos de atracção de interesse proactivo manifestado através de pesquisas on line, com pesquisas por tópicos turísticos em municípios da região, com um aumento de 14%, nos negócios houve um incremento de 19%, enquanto as pesquisas por talento subiram 10% .
Carlos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário