quarta-feira, 17 de abril de 2019

Évora | 45 Anos de abril celebrados com sessão solene e concerto de “Diabo na Cruz”



O 45.º aniversário da Revolução de Abril vai ser comemorado, em Évora, com um amplo programa de iniciativas culturais, sociais e desportivas levadas a cabo pela autarquia.

Um dos destaques vai para o espetáculo do grupo Diabo na Cruz, na noite de dia 24, na Praça de Giraldo. A banda de Jorge Cruz inicia com o concerto de Évora a digressão de apresentação do álbum “Lebre”, editado no final de 2018. Os Diabo na Cruz formaram-se em 2008, assumindo-se de imediato como uma referência na junção de sonoridades tradicionais portuguesas com o rock atual.

A noite de 24 para 25 fica ainda marcada pelo fogo-de-artifício, à meia-noite, seguindo-se a atuação de “Os Paus”, no Páteo do Salema, num espetáculo coorganizado em parceria com a SOIR – Joaquim António de Aguiar.

Na manhã de dia 25 de abril, na Praça de Sertório, a Assembleia Municipal de Évora vai promover uma sessão comemorativa do 45.º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974, seguindo-se um concerto pelas Vozes de Abril. Ao mesmo tempo, na Praça do Giraldo, a edilidade promove um conjunto de atividades desportivas e de lazer abertas a toda a população. Às 18h, integrado no “Ciclo Mundos Évora”, Lady Smith Black Mambazo atuam na Igreja S. João Evangelista (Loios).

Referência ainda para a realização de duas exposições que celebram a data: de 17 a 26 de abril, na Black Box dos Paços do Concelho, pode ver-se “preservar a memória – União de Resistentes Antifascistas Portugueses”. No dia 24 de abril, na Praça de Sertório, inaugura-se a exposição “Vejam Bem” (homenagem a José Afonso).

A Câmara Municipal de Évora, este ano, celebra no 25 de Abril também a liberdade cultural e artística do povo português. Évora revela-se candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027 e os 45 anos da Revolução são mais um dos momentos em que a cultura é enaltecida.

Destaques do programa:

Dia 24 de Abril

22h – Diabo na Cruz

Praça do Giraldo

Dia 25 de Abril

00:00 - Fogo-de-artifício

Praça do Giraldo

00:15 – Paus

Páteo do Salema | SOIR JAA

18h – Ladysmith and Black Mambazo (Ciclo Mundos Évora)

Igreja S. João Evangelista (Loios) | Palácio Cadaval

O programa de comemorações do 25 de abril pode ser consultado em www.cm-evora.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário