sábado, 25 de maio de 2019

AVISO À POPULAÇÃO | 2019-05-24 | 20h30 | Perigo de Incêndio Rural


1. SITUAÇÃO
                                                                                                                        
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para as próximas 48 horas uma subida da temperatura máxima do ar destacando-se:

Para o dia de amanhã, 25 de maio

· Humidade relativa do ar na região Sul (inferior a 30%). Não está prevista recuperação noturna deste valor até à noite de 26 para 27 de maio.
· Subida da temperatura máxima.
·Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h), com rajadas até 60 km/h, no litoral e nas terras altas, até ao início da manhã e a partir da tarde.
Para depois de amanhã, 26 de maio
· Continuação dos valores baixos da humidade relativa do ar.
· Subida da temperatura máxima.
·Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral oeste, por vezes com rajadas até 60 km/h, até ao início da manhã e durante a tarde. Nas terras altas o vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) de nordeste até ao meio da manhã e para o final do dia.

Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento do índice de risco de incêndio a partir de amanhã.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Considerando a previsão meteorológica, esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais em especial na região Sul, e na região do vale do Tejo.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja igual ou superior ao nível MUITO ELEVADO, não é permitido (a):
·O uso de fogareiros e grelhadores é proibido em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
·É proibido o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;
·É proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivo de retenção de faúlhas;
Em virtude da declaração da situação de alerta hoje emitida, é ainda proibido em todo o território continental a realização de queimadas extensivas e de queimas de sobrantes de exploração.

A ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário