segunda-feira, 27 de maio de 2019

Museu de Leiria e m|i|mo premiados pela APOM

Resultado de imagem para Museu de Leiria e m|i|mo premiados pela APOM

O Museu de Leiria ganhou esta sexta-feira o prémio “Projeto Internacional” na gala de entrega dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), numa cerimónia no Teatro Miguel Franco, em Leiria, em que o m|i|mo – museu da imagem em movimento – obteve uma menção honrosa.

No caso do Museu de Leiria, foi premiado o trabalho desenvolvido para o Congresso Internacional e a exposição na Croácia comemorativa dos 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo, enquanto no caso do m|i|mo foi premiado trabalho de Museologia da exposição do Mimo "Nós e os outros".

Na sessão de entrega dos prémios, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou o trabalho desenvolvido nos museus, onde as equipas, com grande dinamismo, assumem “a criatividade como o principal recurso ao seu dispor”.

O autarca destacou ainda a existência de uma rede de espaços museológicos de grande qualidade em todo o país, graças a uma geração de autarcas e líderes associativos que descobriu a importância e o potencial destes espaços para o desenvolvimento dos territórios, seja pelo papel que representam ao nível do reforço do sentimento de pertença à comunidade, pelo papel pedagógico e cultural, mas também pelo impacto na promoção económica e turística.

“A grande vitória é ver os nossos museus cheios de vida e a receberem cada vez mais visitantes”, disse, defendendo que, atualmente, os museus são “espaços de contemporaneidade, espaços em que se promove a reinterpretação disruptiva do presente em linguagem artística, e são também lugares sagrados em que se preserva a memória daqueles que nos precederam”.

Refira-se que a APOM, fundada em 1965, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, boas práticas, profissionais e diversas atividades desenvolvidas no setor.

Este ano a associação recebeu cerca de 200 candidaturas de instituições de Portugal continental e das Regiões Autónomas, bem como de projetos de expositivos portugueses no estrangeiro, tendo sido distinguidas 89 entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário