Um
sistema tecnológico para aplicação em pavimentos de aeroportos e
aeródromos, que está a ser desenvolvido por uma equipa de
investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade
de Coimbra (FCTUC), conquistou o 2º lugar no concurso Portugal
Air Summit 2019,
que termina amanhã, 2 de junho, em Ponte de Sor.
O
Prémio “Portugal Air Summit 2019”, patrocinado pela Fundação
para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pretende reconhecer projetos
que se destaquem por uma intervenção
particularmente relevante e inovadora na área da ciência e/ou
cultura aeroespacial.
Designado
“WattAirWay”, que resulta das palavras Watt (unidade de potência
elétrica – J/s), Airport,
Taxiway e Runway,
o projeto centra-se em dois grandes objetivos: a
geração de informação útil para a administração aeroportuária
e a geração de energia elétrica.
Tem
como investigador principal Diogo Correia, aluno do Programa Doutoral
em Sistemas de Transportes no Departamento de Engenharia Civil da
FCTUC, no âmbito do Programa MIT-Portugal, sendo orientado pelo
professor Adelino Ferreira, do Centro de Investigação do
Território, Transportes e Ambiente (CITTA).
A
informação que o WattAirWay
gera corresponde à medição de vários parâmetros, nomeadamente o
número de aeronaves que passam pelo caminho de circulação; carga
total por aeronave, assim como a carga por roda resultando numa
aferição da distribuição da carga no interior da aeronave;
temperatura a várias profundidades no interior do pavimento do
caminho de circulação a cada intervalo de tempo que for
especificado; temperatura do ar à superfície do pavimento; humidade
do solo de fundação do pavimento.
Esta
informação «é
fundamental para a avaliação da qualidade dos pavimentos do
aeroporto, assim como para o desenvolvimento de modelos de
comportamento dos pavimentos que permitem otimizar as intervenções
de manutenção e reabilitação, reduzindo os custos para a
administração aeroportuária. O sistema ainda permite a produção
de energia elétrica pela passagem das aeronaves»,
explicitam Adelino Ferreira e Diogo Correia.
O
sistema é inserido no pavimento dos caminhos de circulação do
aeroporto ou aeródromo, locais onde as aeronaves circulam a baixa
velocidade. Existem outras possíveis zonas de inserção do sistema,
mas têm de ser suportadas por estudos rigorosos de modo a evitar
qualquer risco de segurança.
O
protótipo que está a ser desenvolvido, adiantam os investigadores,
terá «uma
cobertura em borracha reciclada de pneus usados e incluirá também
componentes resultantes de reciclagem de plástico usado. Estas duas
caraterísticas contribuem para a sustentabilidade ambiental do
projeto. A utilização da borracha reciclada na cobertura do
protótipo oferece um atrito superior ao pavimento normal,
garantindo, deste modo, que a segurança na movimentação das
aeronaves não é afetada».
Um
dos pontos fortes do projeto é contribuir para um melhor desempenho
da administração aeroportuária (recolha de dados para a tomada de
decisão e geração de energia elétrica). Além disso, é amigo do
ambiente, enquadrando-se no novo conceito da economia circular,
promovendo a redução da pegada ecológica (utilização de borracha
reciclada de pneus usados na cobertura do sistema e utilização de
plástico reciclado em alguns dos seus componentes).
O
sistema está a ser desenvolvido no âmbito do projeto PAVENERGY –
Pavement Energy Harvesting Solutions (https://pavenergy.dec.uc.pt),
cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional
Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos
nacionais através da FCT.
Cristina
Pinto
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