sexta-feira, 14 de junho de 2019

Proença-a-Nova | Ribeiro Farinha recebe Medalha de Mérito Municipal


Ribeiro Farinha, artista plástico natural da aldeia do xisto da Figueira, onde nasceu em 1933, recebeu a Medalha de Mérito Municipal na Sessão Solene do Dia do Município neste 13 de junho de 2019. Sob proposta do presidente da autarquia, aprovada por unanimidade em reunião de Câmara, o objetivo foi reconhecer o seu percurso profissional e a ligação que sempre manteve a Proença-a-Nova e que, como recordado pelos diferentes intervenientes, resultou na abertura do Espaço Ribeiro Farinha na Sobreira Formosa. A funcionar na antiga escola primária, onde o artista plástico estudou, o Espaço tem mais de 70 pinturas e esculturas, todas doadas. 

“Não posso deixar de agradecer ao Município de Proença-a-Nova mais esta condecoração e fico muito comovido e a minha eterna gratidão para quem o dirige. Não esqueço a atenção que no Município sempre deram ao meu trabalho e o empenho que tanto o João Paulo Catarino como o João Lobo fizeram para criar o Espaço Ribeiro Farinha”, referiu o homenageado na sua intervenção. “Depois de uma caminhada dura e longo pelo país e pelo mundo, sempre para satisfazer a minha sede de mais saber e mais conhecimento, retornei ao ponto de partida. Saí daqui aos 21 anos para a tropa e depois começou a minha aventura que me levou, felizmente, a muitos lados e depois, simbolicamente, retornei ao ponto de partida. Quero dedicar esta medalha à minha família que sempre esteve comigo, nos bons e maus momentos, e sobretudo à minha querida filha que nos deixou cedo de mais”, concluiu, emocionado, Ribeiro Farinha. 

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, fez referência aos 86 anos de vida de Ribeiro Farinha e ao seu “traço único e inconfundível” com que traduziu os seus olhares, pensamentos e sentimentos. “Quisemos, portanto, reconhecer este caminho que permanecerá sempre nas mais de oitenta obras que nos doou e em todas as outras da sua autoria e nas que ainda irá realizar, atribuindo a medalha de mérito municipal pelo extraordinário percurso de vida”. Também João Paulo Catarino, presidente da Assembleia Municipal, recordou a conversa tida com Ribeiro Farinha no momento em que este doou o espólio atualmente exposto, bem como a importância da sua obra. “O concelho não esquece a sua gratidão e a forma como tem elevado o nome de Proença-a-Nova e, acima de tudo, o orgulho que tem em dizer que é proencense e isso, a nós, enche-nos também de orgulho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário