sexta-feira, 14 de junho de 2019

Saúde | Aprovado fim das taxas moderadoras em centros de saúde e consultas e exames prescritos por SNS

Resultado de imagem para Aprovado fim das taxas moderadoras em centros de saúde e consultas e exames prescritos por SNS
Jornal de Negócios
O parlamento aprovou hoje um projeto de lei do Bloco de Esquerda que acaba com as taxas moderadoras nos centros de saúde e em consultas ou exames prescritos por profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O projeto-lei foi aprovado com votos contra do CDS-PP e votos favoráveis das restantes bancadas, tendo o grupo parlamentar anunciado que iria apresentar uma declaração de voto.
O objetivo do diploma é que “deixem de existir taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários e em todas as consultas e prestações de saúde que sejam prescritas por profissional de saúde e cuja origem de referenciação seja o SNS”.
No texto que foi hoje discutido e votado, o Bloco propõe a “dispensa de cobrança de taxas moderadoras” no atendimento, consultas e outras prestações de saúde no âmbito dos cuidados de saúde primários, bem como em “consultas, atos complementares prescritos e outras prestações de saúde, se a origem de referenciação para estas for o Serviço Nacional de Saúde”.
O texto do projeto do Bloco refere que a iniciativa legislativa "serve para concretizar a intenção maioritária demonstrada no debate da especialidade da nova Lei de Bases da Saúde, passando a dispensar a cobrança de taxa moderadora nos cuidados de saúde primários e em todas as prestações de saúde sempre que a origem for o SNS".
A medida só começará a ser aplicada em Janeiro de 2020, detalha a RTP.

"Arrufo de namorados" entre BE e PS sobre Lei de Bases dominou debate das taxas moderadoras

A discussão entre PS e Bloco de Esquerda sobre a Lei de Bases da Saúde dominou hoje parte do debate sobre taxas moderadoras, com a direita a acusar os partidos de fazerem um "golpe teatral" e uma encenação.
Contudo, Bloco de Esquerda e PS foram trocando apelos para a aprovação de uma nova Lei de Bases da Saúde. PSD e CDS acusaram o PS e o BE de lançarem cortinas de fumo e encernarem o debate sobre taxas moderadoras para "tentarem resolver um problema" sobre a Lei de Bases da Saúde.
O deputado do PSD Luís Vales começou por notar que PS e Bloco “converteram esta discussão numa discussão sobre a Lei de Bases”. “Dava um conselho ao BE e ao PS: podiam tê-lo feito em privado”, disse.
Em sentido semelhante foi a deputada do CDS Ana Rita Bessa, que afirmou sentir-se “dentro de um debate sobre a Lei de Bases”.
Também da parte do CDS, Isabel Galriça Neto lamentou ter-se assistido a "um jogo de sombras e um golpe teatral" sobre um assunto que "é um arrufo de namorados".
"Estamos a discutir minudências quando temos um elefante na sala, que é um SNS moribundo", afirmou Galriça Neto, lamentando que "não se discutam os verdadeiros problemas" dos serviços de saúde, aludindo a casos como a oncologia em Viseu ou atrasos nos exames no Algarve.
Logo na sua intervenção inicial, o deputado do Bloco Moisés Ferreira referiu-se ao “impasse no que toca à Lei de Bases” e “à inflexibilidade do PS, teimando em manter a gestão privada do SNS”, que está “a dificultar um acordo mais amplo”.
“De forma a tentar desbloquear a situação, o Bloco de Esquerda propôs que a discussão sobre [parcerias público-privadas] PPP ficasse para uma próxima legislatura para que se pudesse aprovar agora uma Lei de Bases da Saúde, mas o Partido Socialista parece estar mais interessado em atirar a Lei de Bases para uma outra altura, para poder manter as Parcerias Público Privadas”, afirmou.
Moisés Ferreira garantiu ainda que o BE “não desistirá, até ao último minuto, do objetivo” de ter “uma Lei de Bases progressista, que reforce o Serviço Nacional de Saúde e que o proteja da rapina”.
Também a bloquista Joana Mortágua apelou a um “consenso sobre uma Lei de Bases que defenda o SNS”.
Em resposta, a socialista Jamila Madeira questionou o Bloco sobre se “quer ou não preservar o denominador comum, que é a salvaguarda de uma nova Lei de Bases da Saúde”.
“Isso está nas vossas mãos”, frisou.
Lusa / Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário