Com o intuito de dar a conhecer a biodiversidade fluvial e marinha do concelho, bem como apelar à sua preservação, os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra, inscritos nas Atividades Lúdico-Expressivas, foram desafiados pelo Museu Municipal, a elaborar desenhos alusivos à referida temática.
Indo ao encontro do desafio do Programa Bandeira Azul 2019, este ano subordinado ao tema “Do Rio ao Mar sem Lixo”, que entre outros objetivos pretende “continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres”, os alunos inspiraram-se nos 3 rios que banham o concelho de Pampilhosa da Serra – Unhais, Ceira e Zêzere – para desenhar elementos da fauna e flora ribeirinha.
O resultado da criatividade e imaginação das crianças será agora exibido numa exposição itinerante, intitulada «Estendal na Praia» que, durante o mês de agosto, percorrerá as quatro praias fluviais do concelho.
No fundo, os cerca de 70 desenhos elaborados, espelham a necessidade urgente de salvaguardar rios e oceanos, e buscam, em simultâneo, despertar consciências relativamente à importância que os mesmos exercem na vida do planeta.
Torna-se cada vez mais imperativa a adoção de comportamentos responsáveis de não poluição, sendo que a educação ambiental junto das gerações mais novas é preponderante para que se consiga atingir esse desígnio.
Onde encontrar a exposição estendal na praia?
Praia Fluvial de Janeiro de Baixo: de 5 a 9 de agosto.
Praia Fluvial de Pessegueiro: de 12 a 16 de agosto.
Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra: de 19 a 23 de agosto.
Praia Fluvial de Santa Luzia: de 26 a 30 de agosto.
Flávio Neves Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário