domingo, 8 de setembro de 2019

Barcelos | mantém preferência a nível nacional com taxa de colocação perto dos 100%

No Concurso Nacional de Acesso o IPCA ocupa a terceira posição entre os Politécnicos

São conhecidos os resultados do Concurso Nacional de Acesso (CNA) aos cursos de licenciatura para o ano letivo 2019/2020. O IPCA não podia estar mais safisteito com os seus resultados.
Das 680 vagas oferecidas, o IPCA ocupou 636 vagas após a 1ª fase do CNA, o que representa uma taxa de colocação de 94% e um aumento de 13 estudantes face ao ano anterior. A elevada procura pelos cursos do IPCA é também marcada pelo indicador do número de candidatos, tendo o IPCA recebido mais de 3500 candidaturas para as 680 vagas disponíveis.
Tal como em anos anteriores, a análise dos resultados a nível nacional coloca o IPCA em 3ª posição ao nível dos Politécnicos, logo a seguir ao Instituto Politécnico do Porto e do Instituto Politécnico de Lisboa.
De realçar ainda o aumento das notas de acesso na generalidade dos cursos do IPCA (as notas subiram em todos os cursos) bem como do índice de satisfação obtido. Este indicador reforça a imagem positiva e de notoriedade da mais jovem instituição de ensino superior público em Portugal – o IPCA.
Satisfeita com os resultados para o ano letivo 2019/2020, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destaca a continuidade numa estratégia que aposta na qualidade e na diferenciação da sua oferta formativa, fortemente alinhada com as necessidades do tecido empresarial, e que se reflete nestes excelentes resultados. “Congratulo o IPCA e toda a sua comunidade por estes resultados que nos orgulham e acima de tudo parabenizo os novos estudantes que têm uma nova casa para os receber. Uma casa aberta, bem cuidada e com professores de excelência”, refere a presidente.
Os excelentes resultados estenderam-se também aos cursos em regime de pós-laboral, tendo todos os cursos deste regime ocupado 100% das vagas disponíveis, evidenciando, nas palavras da presidente que o IPCA responde de forma clara não só às necessidades da região como também na formação ao longo da vida e em especial na população adulta.
De realçar, também, o facto de ter sido preenchida a totalidade das vagas disponíveis em 18 dos 22 cursos de licenciatura (regimes diurno, pós-laboral e de ensino a distância) que o IPCA oferece no ano letivo 2019/2020. Neste particular, destaque para a Escola Superior de Design e para a Escola Superior de Hotelaria e Turismo com 100% de colocados.
A segunda fase de candidaturas decorre entre 09 e 20 de setembro e os resultados são divulgados a 26 de setembro.
O acesso aos cursos do IPCA em 2019/2020 regista os melhores resultados de sempre, facto também confirmado pelos resultados divulgados no passado dia 30 de agosto sobre as colocações nos Cursos Técnicos Superiores (CTeSP) do IPCA. Nestes cursos o IPCA recebeu 870 candidaturas e colocou 645 estudantes nas 672 vagas oferecidas.

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário