segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Leiria | “Espacialidades de um Percurso” na Project Room da Galeria de Arte – Banco de Portugal


"Espacialidades de um Percurso" é uma exposição de Rafael Raposo Pires, composta por dois núcleos de fotografia e um vídeo e que é inaugurada dia 13 de setembro, às 18 horas, na Project Room da Galeria de Arte - Banco de Portugal.
Esta exposição que vai estar patente ao público até 19 de novembro é, conforme o próprio artista a define, uma proposta a uma reflexão sobre as incongruências e situações peculiares e caricatas na arquitetura e envolvente.
No seu trabalho, Rafael Raposo Pires procura abordar questões relacionadas com estruturas arquitetónicas, planeamento do espaço urbano e consequente manutenção, utilização e evolução.

Núcleos

Alone Together (2016-2018)
Alone Together mostra detalhes arquitetónicos e urbanísticos, documentando a improvisação, manutenção ou a falta dela, no espaço urbano. O projeto que começou em setembro de 2016 reflete sobre o modo de criação, utilização e modificação do espaço. Neste trabalho é valorizada a observação de situações caricatas que desafiam a norma.

Urbe (2018-2019)
Urbe retrata a fronteira pouco clara entre o espaço público e privado dentro de uma vasta área urbana. Os carros são vistos como os pertences mais privados do ser humano deixados nas ruas. Coexistindo com cenários contíguos, todos à mercê da mão humana.

Espaço | Marca (2019)
Espaço | Marca reflete sobre o ato de proclamação de terrenos e a sua consequente ocupação. Dividida em duas partes, esta vídeo-performance é a primeira peça de um projeto alargado ainda em curso, que visa explorar a relação entre estruturas verticais no do espaço horizontal.


O percurso de Rafael Raposo Pires
Nasceu em Leiria, em 1994, e licenciou-se em 2017, pelo I

ADE, em Fotografia e Cultura Visual. Em setembro de 2016 iniciou um semestre de estudos em Berlim na Universidade BTK onde aprofundou os seus conhecimentos sobre a criação de photobooks. Terminou a pós-graduação em Discursos da Fotografia Contemporânea na FBAUL em 2018. Participou ainda em diversas exposições coletivas em Lisboa.

Atualmente frequenta o Mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas - Artes da Universidade de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário