quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Estarreja | Estendal dos Direitos - 2019, Todas as Crianças têm Direitos!

Estarreja celebra o Dia Internacional dos Direitos da Criança

Celebrando o 30.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja associa-se pelo segundo ano consecutivo à campanha nacional “Estendal dos Direitos”, que se assinala esta quarta-feira, 20 de novembro, em vários pontos do concelho.

Com o objetivo de proteger os Direitos das Crianças, os Agrupamentos de Escolas e as IPSS do Concelho foram desafiados pela CPCJ a trabalhar esta temática com os alunos e com as famílias, desafio que culmina na exposição pública dos estendais em todas as freguesias.

Esta campanha pretende envolver as organizações e os cidadãos, através da exposição de mensagens sobre os Direitos da Criança no espaço público, procurando assim, aumentar a consciência pública acerca destes Direitos, aumentar a consciência das crianças e jovens sobre os seus direitos e facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.

Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. O documento enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.

Participam nesta campanha:
Escola Padre Donaciano Abreu Freire
Santa Casa da Misericórdia de Estarreja
Escola do Mato
Escola da Congosta
Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca
Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Fermelã
Centro Paroquial de Assistência de Pardilhó
Agrupamento de Escolas de Pardilhó
Centro Escolar de Salreu

“Criança rima com Esperança”
Pode encontrar mais informação sobre a Convenção no site da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, que disponibiliza ainda o livro “Criança rima com Esperança”, da autoria da estarrejense Susana Amorim, com ilustrações de Almirante Reis, e que apresenta os artigos da Convenção Sobre os Direitos da Criança em linguagem simplificada, com o objetivo de desenvolver entre os mais jovens, e não só, a compreensão desses mesmos direitos, realçando a importância de cada um deles para um Mundo mais amigo das crianças.

Carla Miranda


Nenhum comentário:

Postar um comentário