terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Dois mortos, cinco desaparecidos e milhares de pessoas cercadas pelos fogos na Austrália

Resultado de imagem para Dois mortos, cinco desaparecidos e milhares de pessoas cercadas pelos fogos na Austrália
RTP
Pelo menos duas pessoas morreram, cinco estão desaparecidas e milhares estão cercadas devido aos incêndios florestais que estão a devastar o sudeste da Austrália, anunciaram as autoridades.

"Hoje é um dia terrível para [o estado] de Nova Gales do Sul. Após a trágica morte, na noite passada, de um bombeiro voluntário, a polícia confirmou duas mortes em Cobargo. Uma terceira pessoa está desaparecida", afirmou, em conferência de imprensa, a chefe de governo daquele estado, Gladys Berijiklian.

O balanço de vítimas mortais desde Outubro sobe assim para 11.

Antes, o chefe de governo do estado de Victoria, Daniel Andrews, indicara que estão por localizar quatro pessoas naquele estado do sudeste do país, e que se encontravam nas áreas onde vários fogos estão ativos.

No município de East Gippsland, na fronteira com o estado de Nova Gales do Sul, ao qual pertence Mallacoota, cerca de quatro mil pessoas fugiram para as praias para escapar às chamas, numa das regiões mais turísticas da Austrália.

Andrews disse que está a ser considerada a possibilidade de evacuar algumas comunidades afetadas pelos incêndios, como Mallacoota, onde, de acordo com imagens difundidas nas redes sociais, é visível um céu vermelho e fumo denso.

"Fizemos pedidos [à Defesa australiana] para nos apoiar na avaliação dos danos às propriedades e também para aceder a algumas comunidades isoladas por via marítima", sublinhou.

A situação no estado de Victoria piorou nos últimos dias, com 260 novos incêndios declarados na segunda-feira e mais 61 durante as primeiras horas do dia de hoje.
RTP c/ Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário