terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Guarda | SEMINÁRIO ESCOLA INCLUSIVA DIA 11 NA GUARDA

Seminário Escola Inclusiva dia 11 na Guarda
No no dia 11 de dezembro, pelas 14h00, no Auditório Carreira Amarelo da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda tem lugar o seminário "ESCOLA INCLUSIVA - O seu papel no Combate ao Abandono e Insucesso Escolar". Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Projeto Juntos Somos + Escola, da EAPN Portugal - Núcleo Distrital da Guarda, em colaboração com o IPG e com o apoio do Município da Guarda. 
O seminário conta com a participação, entre outros, de David Rodrigues, professor universitário que desenvolveu diversos projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Handicap International e membro do Conselho Nacional de Educação. 
Mais sobre David Rodrigues Professor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade Técnica de Lisboa em 1980. Doutorou-se em 1987 com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de " Agregado" na mesma Universidade, em 1999. Em 2016 cessou a carreira docente universitária como Professor Catedrático (UPt). 
Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993) – Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade, coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas – Musicoterapia e Dança Terapia (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. 
Desempenhou na Universidade vários cargos entre os quais Diretor de Departamento, membro do Grupo de Planeamento Estratégico, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente da  Assembleia de Representantes. Lecionou como Professor Convidado em várias universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Açores) e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UEDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ – China) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA). 
Orientou diversas teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Realizou, por convite, conferências em universidades estrangeiras e congressos internacionais, nomeadamente em Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Bulgária, Rússia, Lituânia, Brasil, Colômbia, México, Cabo Verde, Paquistão, EAU (Dubai e Abu Dabi) e Macau. É conferencista convidado na École Supérieure de lÉducation Nationale (França). 
Colaborou em iniciativas da UNESCO, da UNICEF e da Handicap International e representou Portugal em vários Projetos Europeus, nomeadamente Helios II e Tempus (na Ucrânia, Lituânia e Rússia). Integrou o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto do Conselho da Europa e foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança. É autor /organizador de 36 livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha e publicou cerca de 100 artigos em revistas da especialidade.  Pertence ao Conselho Editorial de 8 revistas científicas de Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido. Foi Embaixador Paralímpico (Pequim, 2008) e recebeu o Prémio Internacional  de Investigação " União Latina" (2007). Em 2017 foi galardoado com o  " Distinguished International Leader Award" pelo Council for Exceptional Children – DISES (Estados Unidos) e, por este facto, recebeu um Voto de Congratulação unânime do Plenário da Assembleia da República (205/XIII). 
É Presidente da Pró – Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação  Especial (membro da European Network on Inclusive Education and Disability),  diretor da revista " Educação Inclusiva" membro do Conselho Consultivo da  Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É   Conselheiro Nacional de Educação desde junho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário