domingo, 15 de dezembro de 2019

Parlamento aprova proposta do Bloco para controlo de jacintos-de-água

O proposta do Bloco de Esquerda que recomenda ao governo “a criação de um plano nacional de controlo da espécie invasora Jacinto-de-água” foi aprovada. Foi a primeira proposta sobre esta temática apresentada na Assembleia da República

A espécie invasora jacinto-de-água está presente em todo o território nacional, ameaçando as massas de água e a biodiversidade. Esta planta, importada nos anos 30 da América do Sul, não tem predadores em Portugal e é um risco para o território. Também no distrito tem enorme prevalência, nomeadamente na Pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal e em vários rios. O Bloco considera que a proposta aprovada pode ser decisiva para a proteção destas áreas e para uma resposta nacional e integrada ao problema.

A proposta agora aprovada recomenda ainda ao governo “a definição de áreas de intervenção prioritária, nomeadamente por motivos de conservação da natureza e por áreas onde a espécie coloca em risco a integridade do ecossistema”.

A proposta recomendou também “uma campanha de sensibilização para difundir o carácter invasor da espécie, os riscos que apresenta para os ecossistemas e para a necessidade de não a reproduzir ou utilizar como planta ornamental”. Recomenda igualmente “a aquisição de maquinaria adaptada para o controlo e remoção da espécie de massas de água”.

Fonte; Notícias de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário