sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Livros | Antologia de Poesia Romena Contemporânea

Cinco décadas de poesia romena celebradas
em Portugal com uma antologia bilingue
Uma imagem com edifício

Descrição gerada automaticamente
Antologia de Poesia Romena Contemporânea celebra os últimos cinquenta anos da poesia romena. Múltipla e diversa, a poesia daquele país é representada, nesta edição, por vinte e sete dos mais eminentes poetas contemporâneos, de Dinu Flamand a Teodor Dună. A edição bilingue da Guerra e Paz (português e romeno) foi traduzida por Corneliu Popa. O livro chega às livrarias no próximo dia 19 de Novembro.

Antologia de Poesia Romena Contemporânea celebra os últimos cinquenta anos da poesia romena, representada por vinte e sete dos seus maiores poetas contemporâneos, de Dinu Flamand e Ileana Mălăncioiu até Teodor Dună*. Uma obra que nos dá a conhecer a cultura romena, o seu contexto histórico e as suas particularidades.

A primeira das vigorosas gerações poéticas representadas surgiu em meados dos anos 60 do século XX, quando um clima de relativa liberdade criativa se instalou, fruto das revoluções culturais que proliferavam um pouco por todo o mundo.

Seguiu-se o pós-modernismo dos anos 70, vencido pelo neo-expressionismo após a queda do comunismo, em 1989. O novo milénio trouxe uma tendência minimalista e biográfica associada ao trauma, e, entre os poetas mais recentes, observa-se a busca pela autenticidade e originalidade.

O universo da poesia contemporânea romena é uma viagem no tempo e na literatura, e lê-la é apenas o início.

A edição bilingue (português e romeno) da Guerra e Paz contou com a tradução de Corneliu Popa e o apoio do Instituto Cultural Romeno, Bucareste. A selecção dos poetas e dos poemas foi feita pelo Museu Nacional de Literatura Romena.

Esta é a segunda vez que a Guerra e Paz publica poesia romena, depois de, em 2017, ter editado Sombras e Falésias, de Dinu Flamand, obra apadrinhada pelo escritor português António Lobo Antunes, amigo do poeta romeno desde a década de 1980.

Antologia de Poesia Romena Contemporânea chega às livrarias de todo o país na próxima terça-feira, dia 19 de Novembro. O livro pode ainda ser adquirido através da loja online da editora.

*A lista completa dos vinte e sete autores incluídos na antologia está disponível na ficha do livro, em anexo.

Antologia de Poesia Romena Contemporânea
Tradução e Notas: Corneliu Popa
Ficção / Poesia
600 páginas · 15x23 · 29,90 €
Nas livrarias a 19 de Novembro
Guerra e Paz, Editores




Nenhum comentário:

Postar um comentário