sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Mau tempo provoca corte da estrada que liga a Bairrada ao concelho de Mação



A Estrada Municipal 537, na ligação entre a localidade de Bairrada e o concelho de Mação, encontra-se cortada ao trânsito na sequência do aluimento de terras provocado pela força da água da Ribeira da Pracana que galgou as suas margens. Neste momento, a Proteção Civil de Proença-a-Nova ainda não consegue determinar por quanto tempo ficará encerrada esta ligação entre os dois concelhos, tendo em conta a intervenção que será necessária realizar para repor as condições de circulação em segurança. Também o Caminho Municipal 1246, entre a Ponte do Alvito e a localidade de Casal da Ribeira, já esteve cortado ao trânsito devido a inundação mas a circulação já foi reposta. Esta zona, ao lado da Ribeira do Alvito, é considerada de cheias. 

Desde a tarde de ontem que os serviços municipais de Proteção Civil têm sido chamados para acudir a diversas situações: um dos cedros da Rua de Santo António, ao lado do Campo Nossa Senhora das Neves, caiu partindo o muro que veda o campo de jogos. Foram ainda recebidas notificações de queda de árvores, inundações de habitações (não tendo sido necessário, até ao momento, realizar realojamentos) e inundação de currais de animais. 

Depois do alerta vermelho do dia de ontem e madrugada, e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o concelho de Proença-a-Nova encontra-se agora em alerta laranja até às 18h00 de sábado, 21 de dezembro. Renovam-se os pedidos à população no sentido de minimizar comportamentos de risco e de adotar medidas de autoproteção como: garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores. 

O Município informa ainda que a Barragem das Corgas está a efetuar descargas que terão como consequência o aumento do caudal da Ribeira da Isna pelo que se solicita especial atenção às aldeias próximas deste curso de água. Qualquer situação deverá ser comunicada de imediato aos Serviços de Proteção Civil do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário