sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Bandeira “Município Amigo do Desporto” entregue a Porto de Mós

A Câmara Municipal de Porto de Mós acaba de ser distinguida com a Bandeira "Município Amigo do Desporto", tendo em conta o seu modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo. Porto de Mós vê, assim, publicamente reconhecido o investimento municipal feito no desenvolvimento desportivo do concelho.

Criado pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) e pela Cidade Social, empresa especializada na área da certificação da qualidade, este galardão foi entregue à Câmara Municipal de Porto de Mós, na pessoa do seu Vice-presidente e Vereador do Desporto, Eduardo Amaral, no âmbito de uma cerimónia pública realizada na cidade de Vila Franca de Xira.

De acordo com Eduardo Amaral, “assumimos, hoje, uma responsabilidade maior para com o desporto e a criação de estilos de vida saudáveis, abrindo a generalização da prática desportiva aos cidadãos, seja na vertente competitiva, seja na vertente de lazer.
Alargar o conceito de prática desportiva, na perspetiva de o tornar inclusivo, é o nosso objetivo. Diga-se inclusivo no sentido lato do termo: o desporto é para todos – crianças, jovens, adultos, séniores, com mais ou menos capacidade físico-motora, para federados e não federados – mas acima de tudo, o desporto deve traduzir-se em satisfação e bem-estar para quem o pratica e, neste sentido, criar condições para que todos o pratiquem e tenham acesso aos equipamentos e instalações desportivas é essencial.”

A APOGESD determina que um “Município Amigo do Desporto” estabelece e implementa abordagens com o intuito de aumentar o desempenho organizacional das estruturas de planeamento e operacionalização desportiva, com vista à obtenção de excelentes resultados, ao nível do desenvolvimento desportivo. De acordo com a Associação, o desporto é, por isso, um fator de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, devendo ser reconhecidas as boas práticas, no sentido de as partilhar, potenciando o desenvolvimento desportivo português.

O galardão “Município Amigo do Desporto” assenta em dez áreas de análise, nomeadamente: organização desportiva, instalações desportivas, eventos desportivos, programas desportivos, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário