quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Mensagem de Ano Novo do Presidente da Câmara Municipal de Évora

Resultado de imagem para presidente da câmara municipal de évoraEncerramos 2019 com importantes passos para garantir um melhor futuro no concelho de Évora. O Município consolidou o equilíbrio das Contas Municipais com destaque para a liquidação do empréstimo PAEL que impunha gravosas condicionantes e limitações à actividade municipal, aos cidadãos e às instituições.
Registámos progressos significativos em várias áreas com relevo para maior dinâmica da economia local com mais investimento, mais empresas, mais postos de trabalho. Mas, também, dificuldades em áreas como a rede viária ou a limpeza pública.
Registámos, também, a continuidade de problemas estruturais como a pobreza, os baixos rendimentos de grande parte da população ou o agravamento das dificuldades de acesso a habitação digna.
A nível mundial, o impacto negativo global das alterações climáticas teve maior visibilidade e criou maior sensibilidade popular para a necessidade de construir um novo e sustentável modo de produção, de consumo e de vida comunitária.
O Município de Évora escolheu como tema central da sua acção em 2020 “Agir pelo Ambiente, Construir um Concelho Sustentável”. Valorizamos o trabalho que, nesta área, vem sendo feito, desde 2014, como a implementação da estratégia municipal contra as alterações climáticas ou a defesa da propriedade e gestão públicas desse bem único, essencial à vida, que é a água. Pretendemos, também, através de um conjunto de projectos integrados para a sustentabilidade ambiental (POCITYF, substituição de todas as luminárias por “Led”, laboratório vivo para a descarbonização, reflorestação do Alto de S. Bento), colocar o nosso Município no primeiro plano da acção contra as alterações climáticas e em defesa da sustentabilidade.
2020 será o ano da elaboração participada da candidatura de Évora a Capital Europeia de Cultura/2027 mas, igualmente, o ano de fortes investimentos estruturantes em áreas como a expansão de zonas económicas, como a revitalização do Centro Histórico onde se iniciará a reabilitação do Salão Central e intervenção no Teatro Garcia de Resende, como a habitação, as escolas, o ambiente, a limpeza publica ou as Freguesias, como a área social com obras nos Centros de Convívio de S. Miguel de Machede, Bairro de Stº António, Horta das Figueiras ou Malagueira.
Não será possível, naturalmente, dar resposta a todos os problemas que defrontamos, haverá dificuldades, insuficiências, erros mas motiva-nos a vontade e a certeza de que, no respeito pelas diferenças, conseguiremos em conjunto – Município, instituições, empresas, população – fazer de 2020 um melhor ano para o Povo e para Évora.

A todos desejamos um ano de 2020 com saúde e prosperidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário