terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Avião da Air Canada sem uma roda aterrou em segurança em Madrid

O AC837 partiu do Aeroporto de Madrid-Barajas em direção a Toronto às 14h33, menos uma hora em Lisboa, reportando problemas técnicos na roda apenas meia hora depois.
Foto: Twitter
Um avião da Air Canada com 130 passageiros a bordo descolou do Aeroporto de Madrid-Barajas em direção a Toronto às 14h33 desta segunda-feira (menos uma hora em Lisboa), mas apenas meia hora depois reportou "problemas técnicos" numa das rodas do trem de aterragem (que estará em falta) à torre de controlo, solicitando autorização para regressar de emergência ao aeroporto da capital espanhola.
Segundo o jornal "El Mundo", o piloto do avião reportou à torre de controlo um "pequeno problema" com uma das rodas do avião, que apenas detetou "na altura da descolagem". O piloto, que pediu aos passageiros "muita calma e muita paciência”, refere ainda que devido à grande quantidade de combustível que o avião tem nesta altura terá de se desfazer deste (o avião encontra-se a voar em circulos a baixa altitude junto do aeroporto de modo a gastar o combustível em excesso) para o tornar menos pesado no momento de aterrar.
Ainda segundo o diário espanhol, citando o Sindicato Espanhol de Pilotos de Linhas Aéreas, algumas peças do motor do Air Canada AC837, provavelmente devido à descolagem atribulada, "desintegraram-se", o que poderá complicar mais ainda uma aterragem já de si considerada de risco.
Um F18 da Força Aérea espanhola encontrava-se a escoltar o avião da Air Canadá e a avaliar e reportar os danos visíveis no mesmo. O piloto informou entretanto a torre de controlo de que a aterragem (já com os níveis de combustíveis baixos) poderá acontecer por volta das 19h30 (hora local, 18h30 em Lisboa), não sendo ainda certo se a mesma vai ocorrer no aeroporto de Barajas ou, por uma questão de segurança, na Base Aérea de Torrejón de Ardoz, também em Madrid.
Este é o segundo incidente que ocorreu hoje no aeroporto internacional de Madrid. O espaço aéreo do aeroporto esteve fechado durante mais de uma hora depois da autoridade de navegação aérea espanhola, a Enaire, reportar a possível presença de drones no local.
Pelo menos 26 voos foram desviados para outros aeroportos, indicou o gestor da operadora aeroportuária espanhola, AENA, através da rede social Twitter, acrescentando que as restrições do tráfego aéreo foram levantadas às 14h15 locais (13h15 em Lisboa).
A mesma fonte disse ainda que foi criado um comité de segurança para investigar o incidente. A Guarda Civil espanhola indicou também que foi aberta uma investigação, após dois pilotos relatarem ter visto alguns drones perto do aeroporto.
Com uma média de 1.200 voos por dia, o aeroporto internacional Adolfo Suárez-Barajas, em Madrid, é aquele que tem mais tráfego em Espanha e um dos mais movimentados da Europa. Segundo a AENA, quase 62 milhões de passageiros passaram por aquele aeroporto no ano passado.
RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário