Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde implementa revolução digital. |
A implementação do “Projeto Hórus” no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde (CHPVVC), no âmbito da iniciativa nacional do SNS Sem Papel, permitiu desmaterializar 133 processos clínico-administrativos e pôr fim à circulação de qualquer processo clínico físico em todo o centro hospitalar.
Este projeto, iniciado em maio de 2019, permitiu ainda desmaterializar todo o processo relativo à codificação clínica (codificação de todos os processos em 15 dias após alta do episódio); a redução do envio de cartas convocatórias para apenas 30/dia; e a resposta a todas as reclamações dos utentes com recurso a assinatura via chave móvel digital (para alertar os cidadãos para esta nova forma de identificação).
Foi ainda implementado um sistema automático de notificações de consultas e Meios Complementares de Diagnóstico (com respetiva preparação do exame), sem intervenção do utilizador, com envio de convocatória por email ou SMS (a impressão de carta apenas ocorre se o utente não possuir e-mail ou telemóvel).
A integração total dos pedidos de exames ao exterior com principais fornecedores de Meios Complementares de Diagnóstico (desmaterialização do circuito de pedidos e resultados e integração das datas de marcação no exterior no sistema de notificação dos utentes, agendamento centralizado) foi outras das medidas adotadas no CHPVVC.
A partilha de agendas eletrónicas entre os agrupamentos de centros de saúde e os serviços de urgência para reencaminhamento dos doentes não urgentes permitiu a redução de “falsas urgências” em 65%, a redução em 10% das vindas ao serviços de urgência, com o encaminhamento de mais de 700 utentes, envolvendo 146 profissionais.
O CHPVC criou ainda um Arquivo Digital, um Espaço Cidadão para promover a literacia digital em saúde dos utentes/cidadãos, disponibilizou um novo portal externo em harmonia e semelhante ao Portal do SNS, um portal interno para o utente, com todo o agendamento individualizado e preparações para exames e impressão de declarações.
“A prática quotidiana do CHPVVC tem passado por um paradigma de mudança com a revisão de fluxos, reestruturação ou consignação de novos procedimentos e implementação de decisões, que em maior ou menor escala, estão a mudar os circuitos que rececionam o utente / cidadão”, salienta o CHPVVC.
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