domingo, 1 de março de 2020

Autoridades validam primeiro caso suspeito de infeção pelo Covid-19 na Madeira

Resultado de imagem para Autoridades validam primeiro caso suspeito de infeção pelo Covid-19 na Madeira
As autoridades de saúde da Região Autónoma da Madeira validaram ontem o primeiro caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus, indicando que se trata de um doente proveniente de Milão, Itália.
"O doente permanecerá em isolamento hospitalar e serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análise", refere o Instituto de Administração da Saúde da Madeira (IASAÚDE), em comunicado de imprensa.
O IASAÚDE esclarece que o doente foi encaminhado para o Hospital Central do Funchal, após avaliação clínica e epidemiológica feita pelas autoridades de saúde.
"Este comunicado será atualizado assim que seja conhecido o resultado laboratorial", refere.
Esta situação eleva para 60 o número de casos suspeitos de infeção pelo Covid-19 em Portugal, dois dos quais ainda estavam em estudo na sexta-feira, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os restantes 57 casos suspeitos não se confirmaram, após testes negativos.
A DGS manteve na sexta-feira o risco da epidemia para a saúde pública em "moderado a elevado".
O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.916 mortos e infetou mais de 84 mil pessoas, de acordo com dados reportados por 57 países e territórios.
Das pessoas infetadas, mais de 36 mil recuperaram.
Além de 2.835 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.
Dois portugueses tripulantes de um navio de cruzeiros encontram-se hospitalizados no Japão com confirmação de infeção.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Fonte/: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário