quarta-feira, 29 de abril de 2020

Figueiró dos Vinhos | ABERTURA DO MERCADO MUNICIPAL: o Vereador do PSD, Engº Filipe Silva, recomendou à câmara a abertura do mercado municipal a produtores locais e vendedores de bens primeira necessidade.


Temos tido conhecimento que os produtores locais estão com sérias dificuldades em escorar os seus produtos devido ao encerramento do mercado municipal face à pandemia do Covid-19.

As dificuldades acrescidas no processo de escoamento das produções motivadas pela suspensão do mercado, pelo cancelamento de várias feiras e pelo decréscimo drástico da atividade do setor da restauração, estão a criar muitos problemas aos pequenos produtores que não têm onde e a quem vender o que produzem.

O Partido Social Democrata sensível a este problema considera que se deveria equacionar a abertura do mercado municipal para os produtores agrícolas locais poderem vender os seus produtos diretamente à população e também a vendedores de bens de primeira necessidade.

Se há grandes superfícies em espaços fechados em funcionamento, também faria sentido, por maioria de razão, colocar em funcionamento um espaço aberto coberto e ao ar livre como é o Mercado Municipal. Muitos outros Municípios já o fizeram e outros se preparam para o fazer.

O encerramento do mercado teve, também, um efeito contrário prejudicial para muitos. As pessoas foram empurradas para as superfícies comerciais onde em filas de espera, esperam e desesperam quando tinham o mercado mais próximo e mais espaçoso.

O mercado municipal disponibiliza dois dias por semana e em horário restrito, logo por razões de equidade e justiça em comparação com supermercados e mercearias deveria estar aberto aos produtores locais e apenas nesta fase a vendedores de bens de primeira necessidade.

O PSD considera esta abertura importante desde que adequado à situação, nomeadamente a existência no local de meios para higienização das mãos dos compradores, bem como distribuição de kits de proteção aos vendedores com máscaras e luvas, desinfetante no espaço e restrições de acesso ao local.

O objetivo é, neste período de contingência, aproximar os pequenos produtores e consumidores, contribuindo para o escoamento de produtos locais perecíveis, dentro necessariamente das regras exigidas pela situação em que vivemos.

A monitorização e funcionamento do cumprimento das diretivas de funcionamento do mercado estariam a cargo de funcionários do Município, Proteção Civil Municipal, Bombeiros e GNR.

A abertura do mercado aos produtores locais seria uma medida, entre outras, de apoio à economia local para responder à crise provocada pela pandemia da Covid-19 e permitiria o escoamento das produções, garantindo algum rendimento aos produtores e facilitar o acesso dos consumidores a produtos locais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário