quarta-feira, 29 de abril de 2020

Cantanhede intensifica criação e limpeza de faixas de gestão de combustível



A Câmara Municipal tem vindo a promover ações de limpeza e gestão de combustível em consonância com o planeamento prévio definido pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios vigente em Cantanhede (PMDFCI). 

Com o objetivo de reduzir os fatores que favorecem a ocorrência e a propagação dos incêndios rurais, promovendo assim uma eficiente gestão florestal na área geográfica do concelho, o Município de Cantanhede tem, ao longo dos últimos meses, vindo a realizar, trabalhos de silvicultura preventiva de maneira a diminuir a carga de combustível e tornar o território mais resiliente aos incêndios rurais, seguindo sempre as necessárias e obrigatórias medidas de contingência que se encontram em vigor. 

Atualmente, a Brigada de Sapadores Florestal da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM) encontra-se a realizar trabalhos na faixa circundante à zona industrial de Cantanhede, numa área com cerca de 10 hectares, em que se destaca a desmatação e limpeza das áreas de gestão de combustível, utilizando equipamento adequando para o efeito. 

A autarquia cantanhedense está também a realizar, por administração direta, operações a esse nível, nomeadamente do lado sul da zona industrial, numa área de cerca de 7 hectares. A edilidade está a executar este tipo de trabalhos desde que adquiriu um trator equipado com corta matos de correntes, cuja aquisição foi financiada pelo Fundo Recomeçar – Ambiente, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito de uma candidatura submetida pela Câmara Municipal para esse efeito. 

Paralelamente, estão a ser executadas ações de gestão de combustível na faixa da rede viária florestal municipal, por uma empresa especializada, no âmbito de uma empreitada adjudicada pela Câmara Municipal por 238 213,50 euros, a que se acrescem os respetivos encargos. A sua execução se estende até ao final de 2021. 

Estas intervenções que estão a ser executadas pelo Município de Cantanhede obedecem a princípios de sustentabilidade e boas práticas florestais, orientadas consoante as características do terreno e têm com principal fundamento reduzir o perigo de incêndio rural, protegendo assim pessoas e bens. Esta proteção surge através de uma redução da carga de combustível presente nas faixas de gestão de combustível associadas à rede viária florestal e zonas industrias, criando descontinuidade horizontal e vertical dos combustíveis, servindo como linha de defesa, facilitando assim a movimentação das equipas de combate e protegendo também a aproximação dos incêndios aos espaços urbanos. 

A Câmara de Cantanhede relembra que o prazo legal para a execução dos trabalhos de gestão de combustível da responsabilidade dos proprietários, nomeadamente em 100 metros à volta das aldeias e de 50 metros de edifícios isolados expirou no passado dia 15 de março, tendo sido prorrogado até ao dia 30 de abril. Para a execução destas ações devem ser tomadas medidas de proteção e de distanciamento social recomendadas para o quotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário