Tal como noutros sectores essenciais à vida das populações, milhares de trabalhadores da Administração Local continuam a assegurar serviços indispensáveis à salvaguarda da saúde pública e à qualidade de vida das populações, expondo-se a riscos acrescidos sem qualquer tipo de compensação suplementar.
Sabemos o que já foi feito nesta matéria, conhecemos as medidas propostas e já implementadas de prevenção envolvendo os trabalhadores, mas consideramos, também, a necessidade de adaptar os procedimentos a tomar à realidade concreta e importância das funções desempenhadas, face ao serviço público e respetiva missão perante a população e o território onde estamos inseridos, nomeadamente ter em atenção os trabalhadores inseridos nos grupos considerados de risco, relativamente aos quais os serviços de Medicina do Trabalho têm um papel importante a desempenhar.
Não ignorando, e muito menos desvalorizando, o momento em que vivemos, de pandemia devido ao covid-19 torna-se, contudo, essencial olhar para todos os trabalhadores, mas com particular atenção para os trabalhadores externos do Município de Figueiró dos Vinhos em tempo de excecionalidade.
É para o PSD importante que se tomem medidas extraordinárias para garantir a protecção e defesa da saúde destes trabalhadores que, apesar de mal remunerados terão que continuar a cumprir as suas funções para assegurar o funcionamento de serviços essenciais e a salubridade dos espaços públicos para salvaguardar a saúde de todos.
É para nós importante proteger todos os trabalhadores, mas dedicar uma especial atenção a estes trabalhadores dos sistemas de recolha e tratamento de resíduos e prevenir eventuais consequências ao nível da salubridade pública e ambiental.
São trabalhadores essenciais, mas muitas vezes esquecidos.
Na emergência, o apoio a estes trabalhadores é essencial, na medida em que cumprem diariamente funções imprescindíveis à vida da comunidade, hoje particularmente agravadas pela situação de pandemia. Nestes serviços o desempenho de funções acarreta riscos acrescidos para a saúde daí a recomendação do Partido Social Democrata para que se olhe para estes trabalhadores com um olhar mais atento e profundo e se tomem as medidas necessárias e urgentes para a sua segurança a que este tempo de excecionalidade nos impõe, designadamente a realização de testes de despistagem e diagnostico ao CIVID19.
Referimos aqui, por maioria de razão, aos trabalhadores da Câmara Municipal, no entanto, queremos, igualmente, alertar para a situação dos nossos Bombeiros e funcionários do chamado terceiro setor que estão também no centro das nossas preocupações pelas funções relevantes que prestam e pelo risco a que estão, igualmente, sujeitos.
Num momento em que todos estamos obrigados a um esforço suplementar, que se quer sério e responsável, de forma a superar este período de excecionalidade, o Partido Social Democrata assumindo a sua responsabilidade, está disponível para aprofundar todas as medidas, estratégias e soluções, que visem em todas as suas dimensões, salvaguardar os trabalhadores da autarquia e consequentemente todos os cidadãos que vivem, visitam ou trabalham no concelho de Figueiró dos Vinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário