A Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova continua a prestar apoio à população, sendo o serviço presencial substituído pelo contato telefónico, através do qual o técnico de diagnóstico e terapêutica assegura o acompanhamento junto dos utentes.
Através deste contato é possível saber quantas pessoas estão em situação mais vulnerável, ou seja, aquelas que vivem sozinhas, as mais idosas e com menos possibilidade de se descolar e que precisem de medicamentos, cuidados médicos ou bens alimentares, entre outras situações que impliquem atenção especial ou eventualmente o encaminhamento para a unidade local de saúde. “Na impossibilidade de a Unidade Móvel de Saúde fazer o atendimento presencial regular temos de continuar a garantir os cuidados básicos de saúde junto da população. Através de um simples telefonema conseguimos perceber o estado de espírito das pessoas e prevenir situações antes que se tornem graves, acalmar as pessoas, muitas vezes alarmadas com a atual pandemia, esclarecer dúvidas ou simplesmente fazer companhia. Nada substitui o atendimento e os resultados dos rastreios, mas esta é uma forma de continuarmos a desempenhar o nosso papel de serviço público na área da saúde”, explica Carlos Dias, técnico de diagnóstico e terapêutica da UMS. Até ao momento já foram realizados 256 contatos.
Para o grupo de risco, continua a ser prestado serviço de apoio domiciliário na entrega de medicamentos e de outros bens de primeira necessidade, numa coordenação entre Município, Juntas e Uniões de Freguesia, tendo o Centro de Saúde e as empresas prestadoras de serviços contribuído para tornar este processo o mais célere possível. Desde o início deste apoio até 27 de abril, já foram atendidos quase 370 pedidos, que incluem pedidos de medicamentos, compras, pagamento de faturas, entrega de livros ou apoio psicológico. Este serviço irá prolongar-se após o Estado de Emergência que se prevê que termine às 0h00 do dia 3 de maio.
Os idosos e pessoas com doenças crónicas podem pedir apoio pelo número geral da Câmara (274 670 000, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30) ou pelo telemóvel 939 623 269, disponível também no whatsapp. Apela-se à continuidade de comportamentos de segurança e ao cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde.
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