quarta-feira, 29 de abril de 2020

Sem testes da Província de Cabo Delgado não há novos infectados pela covid-19 em Moçambique

Foto de Adérito Caldeira

Pelo segundo dia consecutivo Moçambique não registou novos infectados pelo novo coronavírus, foram apenas testados casos suspeitos na Cidade e Província de Maputo e na Província de Gaza. Contudo existem 80 novos casos suspeitos nas instalações da Total na Península de Afungi.

“Até hoje, 28 de Abril de 2020, em Moçambique foram testados 1772 casos suspeitos, dos quais 84 nas últimas 24 horas. Dos novos casos testados, todos revelaram-se negativos para covid-19. Das amostras testadas nas últimas 24 horas, 31 foram colhidas na Cidade de Maputo, 52 na Província de Maputo e uma na Província de Gaza”, actualizou em conferência de imprensa a Directora Nacional de Saúde Pública.

Respondendo a uma pergunta do @Verdade o Director Nacional para a Área de Inquérito e Monitoria de Saúde começou por explicar, em relação à falta de amostras da Província de Cabo Delgado, pelo segundo dia consecutivo embora a equipa de epidemiologistas tenha sido reforçada, “recebemos no início desta tarde cerca de 80 amostras que ainda vão ser testadas”.

“O plano da equipa é entender a situação epidemiológica para além das amostras, a matriz de relações e itinerários dentro dos campos de Afungi para se conseguir montar uma operação de avaliação mais correcta. Estamos a falar de vários grupos de trabalhadores, com várias funções, e é preciso compreender como é que no exercício das actividades as pessoas se entre-cruzaram e se inter-relacionaram”, aclarou o Dr. Sérgio Chicumbe.

O Director Nacional para a Área de Inquérito e Monitoria de Saúde perspectivou que nos próximos dias o Instituto Nacional de Saúde, em Marracuene, poderá receber diariamente 100 novas amostras para testar casos suspeitos existentes na Província de Cabo Delgado onde estão em isolamento e quarentena cerca de 800 trabalhadores da petrolífera Total que lidera o projecto Mozambique LNG.

O Dr. Chicumbe revelou ainda que do trabalho que decorre na Província de Cabo Delgado desde o diagnóstico do “caso índex”, no passado dia 1 de Abril, existem áreas nas instalações da Total que foram já descontaminadas e que “os trabalhadores que estiveram em quarentena no acampamento em áreas descontaminadas, aqueles que testaram negativo, e depois de cumprida a quarentena há um plano de retorno às suas origens e saída de Afungi”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário