O Município de Ansião, na implementação do seu Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina, colocou, no corrente ano, 200 armadilhas por todo o concelho.
Através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a monitorização é feita quinzenalmente, consistindo na limpeza da armadilha, na reposição da solução atrativa e na contagem e registo das capturas por espécie (velutina, crabro, germânica, etc.).
A estratégia passou por envolver também a comunidade local de apicultores, através da Sicólmeia, que colaborou na colocação de cerca de 50% destas armadilhas num raio de 100m em redor dos seus apiários. Paralelamente, o município colocou as restantes nas áreas do concelho com maior registo de ninhos até ao momento.
O primeiro ninho surgiu no verão de 2017 no lugar da Serrada da Mata, e têm sido as freguesias de Chão e Couce e Avelar a apresentar uma maior concentração dos casos, embora já se verifique a sua dispersão em quase todo o concelho.
Desde a data da primeira ocorrência, foram já eliminados 183 ninhos, 122 dos quais em 2019. No início da primavera desse ano realizou-se uma sessão de esclarecimento, com o intuito de sensibilizar para a dimensão deste problema e para a utilização generalizada na comunidade de armadilhas o mais seletivas possível, de modo a controlar a captura de outras espécies de insetos.
A autarquia tem vindo a reforçar a sua capacidade de resposta e a procurar metodologias de intervenção mais eficazes com o objetivo de capturar esta espécie invasora e evitar o surgimento de futuros ninhos e novas colónias.
Candidatou-se ao “Programa de apoio à destruição dos ninhos de Vespa Velutina – 2019”, através do Fundo Florestal Permanente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), estando ainda a aguardar pelo financiamento aprovado no valor de 10.000 euros, que suportará a continuidade do trabalho já desenvolvido.
O município relembra que a deteção ou a suspeita da existência de ninhos de vespa velutina deverá ser comunicada através do preenchimento do formulário disponível no portal do município, em http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/resource/docs/exot/vespa/anexo-IV.pdf ou através da plataforma STOP Vespa do ICNF, em http://stopvespa.icnf.pt/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário