quarta-feira, 6 de maio de 2020

No âmbito das medidas de desconfinamento, Biblioteca Municipal de Cantanhede reabriu ao público



A Biblioteca de Cantanhede reabriu as suas portas ao público durante a semana, depois de implementadas medidas necessárias e de definidos procedimentos de segurança adequados para o acesso dos utentes. Encerrada desde meados do mês de março por imposição governamental, no âmbito da declaração de Estado de Emergência, a Biblioteca disponibilizará, mesmo que de forma gradual e condicionada, o acesso seguro a todos os utilizadores.

Na reabertura Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal realçou “o trabalho muito positivo e interessante desenvolvido pela Biblioteca Municipal neste tempo que, apesar de encerrada, se manteve “unida à distância” com todos os interessados, continuando a ser uma força ativa, não só na partilha do conhecimento e do saber como meio de acesso à informação, como também na educação, na recreação e no lazer dos nossos cidadãos, pelo que desenvolveu um conjunto de recursos, assim como colocou à disposição muitas sugestões que nos manterão “unidos à distância”, enalteceu o autarca.

Nesta fase de desconfinamento, a par da reabertura, continuaremos a privilegiar o contacto não presencial e a ter os maiores cuidados, sem deixar de potenciar o serviço público da Biblioteca Municipal, daí o maior interesse da entrega de livros ao domicílio. Não pode haver facilitismos, pois abandonar certos comportamentos de segurança ou interromper precocemente um conjunto de medidas de saúde pública poderá comprometer os ganhos obtidos. Apesar de imprescindível e urgente a recuperação económica e social pós-pandemia, precisamos de fazer o desconfinamento em segurança, gradual, lento e sustentado para não comprometer todos os esforços que os nossos concidadãos têm feito”, concluiu Pedro Cardoso.

Durante a 1ª fase de desconfinamento este equipamento cultural funcionará de forma bastante condicionada, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, encerrando aos fins-de-semana. O acesso do público e a sua permanência no interior será limitado de forma a salvaguardar a distância física de 2 metros entre os utilizadores, privilegiando-se os acessos de curta duração e por motivos estritamente justificados, seguindo as indicações da Direção-Geral da Saúde.
Os utilizadores terão obrigatoriamente de se apresentar com máscaras pessoais, efetuando à entrada do edifício, uma desinfeção das mãos com álcool gel e calçar capas protetoras de calçado descartáveis, fornecidas pelos serviços da autarquia.
Como medida de segurança, apenas os técnicos terão acesso aos documentos expostos nas salas de leitura, que manuseando os livros, CD e DVD escolhidos pelos utentes, com luvas.
Durante esta fase, o serviço de hemeroteca não funcionará, pelo que não serão disponibilizados jornais e revistas, para leitura presencial ou empréstimo domiciliário, igualmente temporariamente interdito estará o acesso ao bar e seus equipamentos. A bebeteca, espaço de leitura destinado a crianças dos 9 aos 36 meses, também não funcionará com utilização presencial.
A utilização do espaço internet estará restringido a duas pessoas em simultâneo, na sala de adultos e na sala infantil, a uma pessoa, por um período máximo de trinta minutos.
Os funcionários que se encontram em contato direto com o público estarão munidos de máscara, viseira de proteção respiratória e luvas, e todos os postos de atendimento encontram-se apetrechados com uma barreira de proteção acrílica. Munidos.
Como forma de diminuir a possibilidade de propagação do vírus covid-19, serão igualmente reforçadas as medidas de higienização das áreas frequentadas pelo público, nomeadamente das mesas, cadeiras, teclados e monitores dos computadores de acesso à internet, maçanetas de portas, casas de banho e zonas de passagem.
Após a devolução dos documentos serão limpos e esterilizados com gel desinfetante e colocados em quarentena por um período mínimo de 10 dias.
O projeto “Levamos a biblioteca perto de si”, iniciado pela Biblioteca Municipal de Cantanhede no início de abril, irá continuar, à semelhança da iniciativa “A biblioteca em sua casa”, que será uma excelente opção para os utentes que não podem deslocar-se à Biblioteca Municipal. Este serviço encontra-se disponível na plataforma digital https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/Content/?MID=2&ID=969&AID=54 constituíndo complemento aos serviços prestados presencialmente pela Biblioteca Municipal de Cantanhede.
As regras agora implementadas serão analisadas e reajustadas com a periodicidade quinzenal, acompanhando o evoluir deste surto pandémico no concelho e no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário