O Município de Proença-a-Nova está a implementar o Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na NP EN ISO 9001, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços municipais, simplificando e modernizando procedimentos internos. Nesta primeira fase estão a ser abrangidos o balcão único e os sectores das obras particulares, água e saneamento e higiene pública, mas esta certificação irá abranger progressivamente todos os departamentos. Este processo será implantando ao longo de aproximadamente seis meses: primeiro será feita uma caracterização do sistema e depois uma auditoria interna. Neste momento já está no terreno um auditor externo que tem analisado a forma de atuação atual para depois se proceder à sua análise e à introdução de novas práticas.
Para o presidente da Câmara Municipal, João Lobo, “a certificação da qualidade dos serviços do Município são hoje um imperativo para uma melhor prestação em prol do cidadão, mas também na aferição da qualidade do trabalho desenvolvido pelos colaboradores e na eficiência de todo o sistema de relacionamento entre o servidor público e o seu utilizador”.
Em linha com a estratégia de sustentabilidade e de melhoria contínua do Município, os objetivos desta certificação são aumentar os padrões de qualidade dos serviços, satisfazendo as necessidades dos munícipes, uniformizar procedimentos, promovendo a sua simplificação, modernização e inovação com vista à otimização dos processos e à eficiência na tomada de decisão, para os quais serão desenvolvidas as competências adequadas à eficiência organizacional e ao desenvolvimento dos trabalhadores municipais, nomeadamente através da liderança, formação e comunicação. Esta norma serve para desenvolver práticas que permitem comparar as organizações em pé de igualdade em qualquer parte do mundo, ou seja, padronizar as formas de avaliação das empresas (independentemente da atividade, dimensão ou localização), criando condições para orientar a gestão com base na avaliação do risco e na promoção de oportunidades.
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