segunda-feira, 3 de agosto de 2020

No passado dia 30 de julho a Biblioteca Municipal de Cantanhede dinamiza sessão de Ioga para Crianças


Mais de uma dezenas de crianças utentes do ATL do Centro Social e Polivalente de Ourentã, assistiram no passado dia 30 de julho à atividade Ioga para Crianças. Dinamizada pela Bibliteca Municipal de Cantanhede, a inicativa decorreu no Parque de S. Mateus e teve por base o livro Eu sou Yoga”, de Susan Verde.
A ação Ioga para Crianças foi desenvolvida por Cândida Siegle, professora com formação em ioga e responsável pela atividade, elemento da equipa das Bibliotecas Escolares de Mira, que desenvolve o projeto de Literacia do Ser no respetivo Agrupamento de Escolas.
No âmbito de uma permuta de atividades de promoção da leitura, realizada com a Biblioteca Municipal de Cantanhede, deslocou-se a esta instituição para orientar a sessão de ioga para crianças, aliando a promoção da leitura com as técnicas ancestrais de concentração, relaxamento e meditação.

Sobre Cândida Siegle
Cândida Siegle é educadora de infância no Agrupamento de Escolas de Mira e possui uma vasta formação em Ioga, nomeadamente Ioga para Crianças.
No âmbito da sua prática profissional, inseridas no Projeto Literacia do Ser, Cândida Siegle desenvolve regularmente sessões de Ioga para os alunos do Pré-Escolar e do 1º CEB, do referido agrupamento.
Partindo da leitura do livro “Eu sou Yoga”, de Susan Verde, Cândida Siegle convidou as crianças a praticarem as posturas em ioga alusivas aos conteúdos da história e a lerem os textos das ilustrações.
A Escola Básica 1,2 de Mira foi distinguida, em 2019, pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), pela LeYa e pelo psicólogo Eduardo Sá, com o selo Escola Amiga da Criança, pelo projeto que apresentou, “Literacia do Ser”.

Sobre Ioga
O Ioga oferece algumas ferramentas úteis posturas corporais e formas de respirar corretamente, que podem ser postas em prática por educadores e professores junto das crianças, potenciando o desenvolvimento físico e emocional e a capacidade de concentração dos educandos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário