segunda-feira, 24 de maio de 2021

Queda de teleférico faz 14 mortos em Itália. Uma das crianças não resistiu

O acidente ter-se-á devido a um cabo que se partiu, causando a queda da cabina, na qual se encontravam 11 pessoas.

A queda de uma cabina de teleférico causou 14 mortos este domingo em Stresa, estação balnear do Piemonte nas margens do lago Maior, no norte de Itália. Entre as últimas vítimas mortais registadas está uma das duas crianças que ficaram gravemente feridas.

"Dois feridos foram transportados de urgência de helicóptero para o hospital pediátrico Regina Margherita de Turim", indicou, pouco depois do acidente, Walter Milan em declarações à agência France Presse, precisando tratar-se de duas crianças de nove e cinco anos.

O acidente ocorreu cerca das 12h30 locais (11h30 em Lisboa) a 100 metros da estação do cume, segundo nota do Ministério das Infraestruturas, e ter-se-á devido a um cabo que se partiu, causando a queda da cabina, na qual se encontravam 11 pessoas, indicou a agência noticiosa italiana Ansa.

Imagens dos bombeiros e dos serviços de resgate alpinos mostram os destroços da cabina, que caiu numa zona arborizada, cuja forte inclinação dificulta o acesso.

O teleférico liga em 20 minutos a localidade de Stesa ao monte Mottarone, que culmina a quase 1500 metros e oferece vistas espetaculares dos Alpes.

A estrutura esteve encerrada entre 2014 e 2016 para trabalhos de manutenção.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, deu conta num comunicado da sua "dor profunda".

O presidente da região de Piemonte declarou-se "arrasado".

"É uma grande tragédia, que nos deixa sem fôlego", reagiu Alberto Círio.

O ministro das Infraestruturas, Enrico Giovannini, anunciou a criação de uma comissão de inquérito.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, expressou através do Twitter as suas "mais sinceras condolências às famílias e amigos que perderam um ente querido neste trágico acidente".

Lusa / TSF

Imagem: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário