segunda-feira, 7 de junho de 2021

Águeda | Câmara Municipal implementa iniciativa desportiva “Orienta-te por Águeda”

 A Câmara Municipal Águeda, no âmbito da estratégia definida no Plano Municipal de Desporto, com o intuito de aumentar o número de praticantes desportivos no concelho aos níveis federativo, amador ou recreativo, é parceira no projeto “Orienta-te por Águeda”, um projeto de Orientação cuja implementação e dinamização é assegurada pelo CAB - Clube de Atividades da Bairrada.

“Pretendemos com mais esta iniciativa, a par de tantas outras que realizamos ao longo de todo o ano nesta área de atuação, aumentar a consciência da população para os benefícios dos desporto enquanto elemento chave para a saúde, bem-estar e qualidade de vida”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que o Município apoia igualmente novas iniciativas que visem o desenvolvimento desportivo e o alargamento das suas potencialidades.

Esta iniciativa de Orientação é um dos projetos apoiados e promovidos pela Câmara de Águeda, que está, neste momento, a ser implementada e desenvolvida junto da comunidade escolar, nomeadamente nas Escolas Secundárias Adolfo Portela (ESAP) e Marques de Castilho (ESMC) e que, brevemente, será também divulgada junto dos alunos/as da Escola de Tecnologia e Gestão de Águeda - ESTGA.

Entre outras ações já desenvolvidas nas duas escolas, ao longo do mês de maio, alunos das daqueles dois estabelecimentos de ensino participaram em diversas atividades dinamizadas pelo clube, utilizando, para tal, a aplicação móvel (App) NAVITABI. Esta ferramenta, de acesso gratuito a toda a população, permite ao utilizador, após proceder ao seu registo, consultar vários mapas de diversas regiões do país e, nomeadamente, o mapa urbano da cidade de Águeda. O percurso da prova de orientação tem o seu início e fim junto ao edifício da Câmara Municipal de Águeda (Praça do Município).

O participante, utilizando o mapa, em formato digital ou em papel, e a App NAVITABI recebe um alerta sonoro, que confirma a sua passagem pelo ponto de controlo, obtendo, no final, a informação do tempo (parciais e total) do percurso realizado.

A App permite ainda monitorizar e acompanhar os participantes durante a realização do percurso, revelando, assim, elevada segurança na sua utilização por um grupo de participantes, no caso concreto por alunos.

Na semana passada, a prova do “Orienta-te por Águeda” decorreu no Parque de Alta Vila, numa ação que contou com a participação de cerca de 50 alunos, de duas turmas da Escola Secundária Marques de Castilho, que realizaram o percurso utilizando o equipamento Kit SPORTident. Também no domingo, dia 6, no âmbito da iniciativa “Manhãs no Parque” e integrada no Espaço Família, houve uma sessão de Orientação dirigida a pais e filhos.

Até ao final do ano letivo estão programadas várias sessões, teóricas e práticas sobre esta modalidade, nomeadamente amanhã, dia 8 de junho, na Escola Básica de Fermentelos; dia 17, no Parque de Alta Vila com alunos da ESAP; e em julho, em data a definir, com alunos da ESMC. Está igualmente previsto, para final do ano letivo, uma atividade envolvendo a comunidade educativa dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, em Fermentelos.

Outra das iniciativas ligadas a este projeto respeita a uma sessão de formação, agendada para dia 30 de junho, com professores e técnicos, que consistirá numa parte teórica e outra prática, que será dinamizada no Parque de Alta Vila.

De referir ainda que, recentemente, a Câmara Municipal de Águeda, ao abrigo do Código Regulamentar - Associativismo Desportivo, apoiou a aquisição de equipamentos (entre os quais o Kit SPORTident, bem como estações de controlo, chips e kit de exercícios) que permitirão uma melhor otimização na gestão de provas (vertente competitiva) bem como na promoção da Orientação junto dos mais jovens (vertente formativa), motivando e incentivando à prática regular desta modalidade, que alia a tecnologia à prática desportiva.

A Orientação é uma prova que pode ser realizada de forma individual ou em grupo e que tem como objetivo percorrer uma determinada distância, tendo como obrigação passar por determinados pontos (designados de “pontos de controlo”) marcados num mapa de orientação que é distribuído a cada participante. É descrito pela Federação Portuguesa de Orientação como “um desporto de ar livre que exercita a mente e o corpo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário