segunda-feira, 7 de junho de 2021

Águeda | Inauguração Largo Senhora da Saúd


Largo da Senhora da Saúde e ruas adjacentes requalificadas. Obras que transformaram aquele espaço central de Fermentelos foram inauguradas ontem
“Este espaço tem tudo para ser a sala de visitas de Fermentelos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, ontem, na inauguração das obras de requalificação do Largo da Senhora da Saúde.

Esta intervenção, que já está pronta há algum tempo mas cuja inauguração formal foi sendo adiada, contemplou a requalificação do largo, nomeadamente nos seus espaços verdes, bem como com a plantação de árvores e a instalação de iluminação pública com tecnologia LED, para além da definição de uma área onde foram colocados equipamentos de ginástica ao ar livre, entre outros aspetos de melhoramentos efetuados. Foram ainda intervencionadas várias ruas adjacentes e alargado o espaço do cemitério contíguo ao largo.

Para Jorge Almeida, esta é “uma obra emblemática”, que se traduz “numa quebra com o tempo de indecisão”. Isto porque a requalificação deste Largo era um anseio com muitos anos, em que sempre que parecia estar pronta para iniciar, alguém sugeria alterações e demorou a ser concretizada. “Foi com uma vontade muito grande que deitámos mãos à obra, em que optámos por não fazer mais alterações e avançar”, disse o Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que, no final desta como de qualquer outra obra que se faça, “será sempre imperfeita, haveria sempre o que fazer diferente. Está muito agradável e ainda vai ficar mais”, declarou.
Esta e todas as intervenções que estão programadas e que pretendem transformar toda a área central de Fermentelos, cumprem uma lógica assumida pelo Município de Águeda de implementar nas zonas centrais das freguesias medidas de regeneração urbana, à semelhança do que foi feito no centro da cidade, conferindo-lhes uma outra atratividade.

“No início do nosso percurso na Câmara Municipal, nos mandatos anteriores, percebemos que era necessário ter uma sede de concelho forte, pelo que a aposta foi na cidade em primeiro lugar, mas três mandatos depois era mais do que tempo para alargarmos essa capacidade de investir, de fazer e de construir às freguesias”, declarou em Fermentelos, frisando que é algo que está atualmente a ser feito nas freguesias do Concelho.

“Temos obras em todas as freguesias, mesmo num mandato que é marcado por esta pandemia, que nos acompanha pelo menos durante metade do tempo”, disse Jorge Almeida, frisando que “é uma satisfação muito grande ver esta e outras obras concretizadas”. “Fizemos e estamos a fazer como nunca; só não vê quem não quer”, apontou.

O Presidente da Câmara lembra, a este propósito, uma das grandes dificuldades que tem afetado as Autarquias um pouco por toda a região e país, que é a falta de mão de obra e que tem levado a que muitos concursos públicos não atraiam qualquer empreiteiro com disponibilidade para executar as obras, tal como aconteceu, recentemente, no concurso para a requalificação do centro de Fermentelos, junto à igreja, a exemplo de tantos outros, como em Barrô e Mourisca do Vouga.

Na inauguração do Largo da Senhora da Saúde, Jorge Almeida frisou que a prioridade “é lançar de novo este concurso, agora com um preço base ainda mais alto, já nas próximas semanas”. A Câmara entende que “aquela obra é essencial para trazer para as freguesias a aquela lógica da regeneração urbana, onde vamos aumentar sobretudo o conforto, a beleza e a atratividade”.

Fermentelos é, defende, “uma das freguesias mais urbanas do Concelho”, pelo que faz todo o sentido “criarmos essa capacidade de fazer, de transformar e modernizar o centro urbano, no sentido de o tornar mais atrativo, onde haja uma maior frequência das pessoas e com isso mais comércio e mais serviços”.

O Presidente da Câmara de Águeda lembrou algumas obras feitas em Fermentelos, como a aquisição de uma casa que permitirá alargar o cemitério, o campo de futebol ou ainda a pavimentação “de muitas ruas”, apontando outras intervenções programadas para a freguesia. “Quando damos uma volta por Fermentelos damos conta de que falta muito mais. Só conheço um tipo de pessoas que fazem tudo, ao mesmo tempo e em todo o lado, que são os que não fazem e nós temos muitos projetos para fazer”, disse, avançando, a título de exemplo, que o projeto para a Rua do Vieira “já está entregue” e vai ser apresentado “dentro de dias”.

Jorge Almeida sublinha que um dos projetos “mais emblemáticos” será o que se refere à Pateira, com uma intervenção que implica a aquisição de terrenos junto à margem para criar um parque de lazer. “Por mim, a aquisição dos terrenos poderia ser hoje, mas vai sê-lo muito rapidamente. Neste dia em que estamos aqui de mangas arregaçadas, que seja um símbolo desta capacidade de caminhar para o futuro e de continuar a construir”, disse o Edil, avançando ainda que o projeto do novo auditório, localizado no Largo da Senhora da Saúde, está em fase final de execução “e muito em breve vamos mostrá-lo aos fermentelenses”.

Brito Salvador, presidente da Assembleia Municipal de Águeda, aproveitou o momento da inauguração do Largo da Senhora da Saúde para agradecer o empenho e dedicação pelas freguesias. “Hoje é um dia de festa para os fermentelenses. Tenho muito orgulho em ver concretizada uma obra que já era esperada há mais de duas décadas”, declarou, definindo o novo espaço como “acolhedor e muito agradável para podermos estar, não só nas nossas festas tão tradicionais, mas também para passear, fazer ginástica e conviver”.

“Apostar nas freguesias era o objetivo assumido no início do mandato, que está a ser cumprido, nomeadamente numa freguesia como a nossa que já não via obra há muitos anos”, disse Brito Salvador, desejando que a população aproveite o renovado espaço.

O presidente da Junta de Freguesia de Fermentelos, Carlos Lemos, reforçou a “luta antiga” em fazer a requalificação do Largo, que agora apresenta-se completamente renovado, com “uma parte recreativa e outra desportiva”, num “marco histórico para a freguesia” e “um grande orgulho” de ver concretizado. Salientou acreditar que a obra do auditório irá avançar. “Em breve, iremos apresentar a maquete e contamos, neste momento, com cerca de 70 mil euros que já estão aprovados pela Câmara e Assembleia Municipal para a nossa freguesia para executar esse trabalho”, anunciou, agradecendo a aposta continuada na evolução das freguesias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário