terça-feira, 6 de julho de 2021

Leiria | Falhas no cadastro obrigam a reforçar investimento nas Av. Nossa Senhora de Fátima e Gen. Humberto Delgado


A Câmara Municipal de Leiria aprovou esta terça-feira, em reunião de Câmara, um reforço do investimento nas Avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado, uma situação resultante de falhas no cadastro que identifica as infraestruturas enterradas, o que obrigou a vários trabalhos não previstos na empreitada inicial, uma decisão tomada com o objetivo de garantir total qualidade numa intervenção que vai elevar de forma exponencial a qualidade de vida para moradores e comerciantes desta área da cidade.

Entre os problemas detetados no subsolo, e por isso invisíveis, estão desatualizações, incorreções e desajustes entre os cadastros de infraestruturas de várias entidades e a realidade com que o empreiteiro se confrontou no terreno, situação que ocorreu em diversos troços da obra, em muitos casos relativos a redes instaladas há dezenas de anos.

Em alguns casos verifica-se inclusivamente inexistência de cadastro, implantação não regulamentar a nível de profundidade e de afastamento com outras infraestruturas existentes na área, implicando reajustamentos na altimetria dos traçados das mesmas, situações com implicações diretas no projeto de uma intervenção que apresenta um nível de complexidade muito superior ao inicialmente previsto, obrigando a alterações e ao prolongamento do calendário de trabalhos.

Além desta situação, no decorrer dos trabalhos, constatou-se que os ramais domiciliários de saneamento e de águas existentes apresentam deficiente estado de conservação da tubagem e outros elementos, obrigado à sua substituição, dificuldade a que acrescem ainda as deficientes condições geotécnicas do solo, que não foram devidamente caracterizadas em toda a extensão aquando dos ensaios em fase de projeto.

Perante este cenário, o Município foi confrontado com a necessidade de prorrogar e aumentar o investimento, de forma a garantir total qualidade numa intervenção que se assume de crucial importância para a melhoria da qualidade de vida nesta área da cidade que sairá fortemente valorizada após este investimento no espaço público.

Para a resolução cabal dos problemas detetados, o Município vai efetuar um reforço de trabalhos no valor de 509.041,50 euros, mas na análise efetuada foi também possível efetuar poupanças no valor de 178.914,45€, do que resulta um investimento de 330.127,05 euros.

Com a aprovação desta empreitada, reúnem-se as condições para dar um novo impulso ao andamento dos trabalhos, numa obra de grande complexidade, mas fundamental para Leiria.

O Município de Leiria lamenta os transtornos que esta obra tem causado e apela à compreensão de moradores e comerciantes.

Apesar dos dificuldades sentidas atualmente, é nossa convicção de que ficaremos a ganhar muito no futuro com uma intervenção que transforma, qualifica e moderniza por completo uma importante área da cidade de Leiria, que passará a apresentar níveis de qualidade de vida de excelência.

Refira-se que a Câmara de Leiria apenas pôde assumir uma intervenção desta envergadura pois na última década foi possível equilibrar as contas do Município, o que nos permite agora efetuar obras com elevado grau de profundidade e complexidade no concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário