terça-feira, 6 de julho de 2021

Proença-a-Nova | ABC das Localidades já se encontra à venda

Livro será comercializado através da Marca Proença-a-Nova Origem

O livro do ABC Localidades, editado pelo Município de Proença-a-Nova e apresentado durante a emissão do Proença ON Festa, já se encontra à venda na marca Proença-a-Nova Origem e pode ser adquirido na loja online da marca, bem como na loja do Centro Ciência Viva da Floresta, no Posto de Turismo ou na loja O Sítio Certo no Mercado de Benfica, em Lisboa. Também estará disponível quer para venda, quer para requisitar, na Biblioteca Municipal. O livro tem um valor de 10 euros.

A rubrica ABC das Localidades surgiu em 2013 integrada na Agenda Cultural do Município, onde a cada mês se destacava uma aldeia do concelho, contando a sua história através das memórias dos locais e, como o próprio nome indica, seguia a ordem alfabética. A compilação destes textos é uma forma de enaltecer os cidadãos proencenses, destacando a sua cultura, as suas vivências, em suma, todo o património imaterial e material de cada uma das localidades do concelho. Para o presidente da Câmara Municipal, João Lobo, “este livro é sobre as nossas localidades, mas que conta essencialmente a história das pessoas que fizeram o território, valorizando o que para elas era simplesmente a sua vida diária e que para nós é um património incontestável”.

O ABC das Localidades trata-se de um trabalho de recolha de histórias, lendas, tradições únicas e outros aspetos que marcam a identidade de cada povoação que importa preservar. O sucesso deste projeto deveu-se à autenticidade das centenas de entrevistados em cada uma das localidades do concelho que de forma genuína aceitaram partilhar memorias, vivências e recordações dos seus tempos de infância e juventude. As entrevistas realizadas transformaram-se rapidamente em pontes para uma herança de reconhecido interesse que importa preservar, pois constrói a nossa identidade coletiva enquanto concelho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário