O Corpo Nacional de Escutas, através da Junta Central (direção nacional) e da Junta Regional de Coimbra, congratula-se com a reposição do busto de Robert Baden-Powell que tinha sido vandalizado em junho de 2020, na Rotunda de Jericó, em Santa Clara - Coimbra.
A iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, e dos escuteiros do Agrupamento 162 Santa Clara, vem repor a justa homenagem que ali se presta há mais de quinze anos ao Fundador do Movimento Escutista com a escultura do artista Armando Martinez.
O evento terá lugar este sábado, 12 de junho, ao meio-dia, e contará com a presença do Presidente da Câmara de Coimbra, Dr. Manuel Machado, do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão, do Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria e do Chefe Regional de Coimbra, Luís Coelho.
O Chefe Regional de Coimbra considera a reposição da obra “uma atitude de extrema importância para repor a verdade e justiça”, classificando como “mais que merecida” a homenagem ao homem que fundou este movimento que “promove a tolerância e solidariedade em todo o mundo”.
O Movimento Escutista é uma organização mundial presente em 224 países e territórios, que desde 1907 vem a formar milhões de crianças e jovens numa perspetiva de promoção da diversidade e inclusão, divulgando até programas pedagógicos que incutem valores de combate ao racismo, à discriminação, à desigualdade e à injustiça.
Em Portugal, o CNE tem um efetivo de mais de 72 mil elementos (dos quais, cerca de 4 mil na Região de Coimbra) contribuindo para a formação integral da juventude e procurando fazer destas crianças e jovens adultos honrados, cooperativos e com valores, para serem cidadãos que contribuem para uma sociedade melhor e mais interventiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário