sexta-feira, 11 de março de 2022

Aveiro | Fábrica organiza TechLab Bootcamp para alunos do ensino secundário

No próximo fim de semana, 12 e 13 de março, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro organiza o TechLab Bootcamp para alunos das quatro escolas secundárias de Aveiro. O evento decorre no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, do Município de Aveiro, e pretende criar oportunidades de mentoria, capacitação e apoio aos alunos finalistas do Concurso TechLab no Secundário”.


No âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, o Município de Aveiro e em parceria com a Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, encontra-se a implementar o Concurso TechLab no Secundário" junto das Escolas Secundárias de Aveiro. A iniciativa pretende incutir nos jovens alunos uma cultura de co-criação, resolução de problemas e partilha de conhecimento, através do desenvolvimento e apresentação de ideias/projetos tecnológicos e inovadores numa perspetiva de aprendizagem STEAM.


Este concurso, no presente ano letivo, conta com o envolvimento das 4 Escolas Secundárias de Aveiro, 8 docentes e 40 alunos, estando a concurso 15 ideias/projetos.


Neste contexto, e por se considerar muito importante promover o espírito de grupo e o contacto com investigadores e profissionais das áreas STEAM, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro organiza o TechLab Bootcamp, um evento de dois dias que pretende dar apoio de mentoria no desenvolvimento dos projetos propostos pelos alunos, bem como dar contributos para a resolução de problemas e para a apresentação das soluções propostas.


Divididos em vários grupos, os alunos vão participar em momentos de trabalho com mentores de forma a obterem orientação ou sugestão para melhoria das ideias apresentadas ou para o arranque do projeto proposto, bem como capacitação em estratégias para desenvolvimento de projetos ou apresentação pública de ideias.


Paralelamente, os alunos terão oportunidade de participar em diferentes workshops sobre ferramentas audiovisuais, modelação 3D e rendering, desenho vetorial, e ainda sobre a arte de bem comunicar.


Na sessão de abertura do evento estarão presentes Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Artur Silva, vice-reitor da Universidade de Aveiro, e Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. Este momento acontece no sábado às 10h00, no auditório da Fábrica.


programa detalhado do TechLab Bootcamp segue em anexo.


Mais informações sobre o Projeto TechLab nas Escolas e aprendizagem das STEAM estão disponíveis aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário