ULS do Nordeste nova consulta especializada.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza uma consulta de Sexologia Clínica, iniciada em fevereiro pela Unidade de Psiquiatria de Ligação do Departamento de Saúde Mental desta ULS, e que é pioneira no distrito de Bragança no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“Sensível à relevância que a saúde sexual tem para o conceito global de saúde e para a qualidade de vida, a ULS do Nordeste promoveu a abertura desta valência, de forma a que exista justiça na acessibilidade a esta intervenção específica”, explica a coordenadora da consulta, oana Raposo Gomes, sexóloga clínica, terapeuta sexual e médica especialista em Psiquiatria nesta instituição.
Os utentes podem aceder a esta consulta através de referenciação pelo médico de família ou por outras especialidades médicas hospitalares.
Nesta consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste abordam-se, segundo Joana Raposo Gomes, disfunções sexuais em que existam barreiras psicológicas, senão na génese, pelo menos na manutenção do problema.
A especialista explica que “a Saúde Sexual tem uma relação de interdependência com o bem-estar físico e mental, pelo que é fundamental que se compreenda o papel que os hábitos de vida saudável e a saúde preventiva têm nesta equação”. Assim, acrescenta Joana Raposo Gomes, “na consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste a visão da saúde sexual é multidisciplinar, existindo uma articulação próxima com as restantes especialidades médicas e com os Cuidados de Saúde Primários”.
A ULS do Nordeste adianta ainda que na mesma área, os Cuidados de Saúde Primários estão “a perspetivar a criação de um programa específico de abordagem à saúde sexual”.
Para saber mais, consulte:
ULS do Nordeste – http://www.ulsne.min-saude.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário