domingo, 29 de maio de 2022

Cantanhede | Balcão itinerante do BUPi reforçado a partir de junho. Quase 6.300 matrizes efetuadas no primeiro ano de funcionamento

A funcionar desde 17 de maio de 2021 em Cantanhede, o BUPi - Balcão Único do Prédio efetuou 6255 matrizes neste primeiro ano de atividade – das 130 mil que se preveem efetuar. Durante este período, este serviço chegou a todas as freguesias do concelho, através do balcão itinerante, que foi responsável por 2070 matrizes.

A partir de junho, no âmbito de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, este serviço itinerante será reforçado com mais equipas, o que permitirá aumentar o ritmo de registos.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, responsável pelo pelouro do Urbanismo, elogia o “excelente trabalho” da equipa envolvida, referindo que “o balanço é bastante positivo”.

Já ultrapassamos as nossas melhores expectativas, pese embora o muito que ainda há para fazer. Esta aposta na elaboração de um cadastro atualizado, o mais completo possível, para além das vantagens para os munícipes, é fundamental para conhecermos ainda melhor o nosso território, já que só assim podemos descodificar novas formas de valorizar os nossos recursos naturais, para ordenar melhor, para criar valor”, sublinhou.

O BUPi contribuiu para o conhecimento do cadastro predial, com todas as vantagens na sua aplicabilidade em diversas áreas da gestão do território.

Para além da obtenção do registo do prédio e da realização da georreferenciação dos prédios com matrizes rústicas e mistas, será possível, no futuro, consultar, atualizar e imprimir informação atualizada e detalhada sobre uma determinada parcela, em tempo real e a qualquer momento.

Para efetuar a respetiva georreferenciação/localização, os proprietários deverão fazer-se acompanhar pelo cartão de cidadão, respetiva Caderneta Predial com o número das matrizes que pretende realizar e indicar ao técnico do município a localização da propriedade, delimitando-a em mapa, de forma a concluir o processo ou, em alternativa, aceder ao BUPi Online em www.bupi.gov.pt.

Já no caso de o proprietário não ter efetuado registo na conservatória, deve apresentar documentos que comprovem a posse do terreno, como por exemplo, habilitação de herdeiros, escritura de compra e venda ou decisão judicial.

O balcão fixo de Cantanhede funciona no antigo edifício da EB1 de Cantanhede, no Largo Conselheiro Ferreira Freire (Escola Amarela).







Nenhum comentário:

Postar um comentário