sexta-feira, 29 de julho de 2022

Barcelos | IPCA vai ter 195 camas em residências de estudantes até 2024


Foram aprovadas as duas candidaturas que o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (2) apresentou para financiamento de residências de estudantes em Barcelos

As candidaturas foram aprovadas no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), e irão beneficiar de um financiamento no montante de cerca de 5,5 milhões de euros, a executar até 2024, para um investimento total de cerca de 6,6 milhões de euros.
Uma candidatura destina-se à construção de uma residência e estará integrada no complexo B-CRIC, que contará também com um edifício dedicado à investigação e inovação e um auditório. O conjunto do edificado ficará localizado numa área adjacente aos atuais limites do Campus do IPCA. Esta nova residência de estudantes, com uma área bruta de 2.985,36 m2, terá uma capacidade de 133 camas, com conclusão prevista até 2024.

A segunda candidatura destina-se à aquisição de um edifício já existente nas imediações do Campus do IPCA e respetiva adaptação para responder às exigências de instalação e funcionamento dos alojamentos para estudantes do ensino superior. Esta residência terá capacidade para 62 camas a disponibilizar já em 2023.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, afirma que "a aprovação destas candidaturas é um passo muito importante para o IPCA, respondendo a uma necessidade sentida há muito tempo, desde a sua entrada em funcionamento, em 1996, de disponibilizar alojamento aos nossos estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras. Desta forma, o IPCA irá contribuir de uma forma ainda mais expressiva para a efetiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior e à sociedade do conhecimento, respondendo mais eficazmente às necessidades e expectativas dos estudantes e das famílias".

Ana Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário