sexta-feira, 29 de julho de 2022

Mercado da Praia de Mira já reabriu

Depois de estar encerrado cerca de 2 anos para a realização de obras de requalificação, o Mercado da Praia de Mira reabriu ontem, quinta-feira, ao público.
Esta é uma abertura provisória, ou seja, o mercado vai funcionar este verão até dia 18 de setembro, com os produtos que já estiveram no ano anterior como flores, fruta, legumes, padaria, talho, charcutaria e peixaria.
Foi um percurso longo e desgastante, mas conseguimos alcançar o nosso primeiro objetivo nesta empreitada… abrir o mercado ao público nesta época balnear”, revelou o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.
Foram feitas diversas diligências, desde reuniões com o empreiteiro a reuniões semanais de obra, onde foi possível definir alguns acordos entre as duas partes e definir alguns planos de trabalho que contribuíram, para que a abertura do mercado fosse possível neste período.
“Assumimos que houve sucessivos atrasos na obra, não imputáveis ao município, mas sim ao empreiteiro. Procurámos sempre levar esta empreitada a bom porto e sem recorrer à via judicial, de forma a conseguir abrir o mercado neste verão, caso contrário, certamente que hoje não estaríamos a reabrir esta infraestrutura municipal”, realçou o autarca mirense.
“O nosso primeiro objetivo foi garantir as condições para que fosse possível o funcionamento do mercado na época balnear, num período de maior afluência de público. Não são as condições que queríamos apresentar, mas é importante o mercado funcionar já neste verão”, reforçou Raul Almeida.
Após esta abertura provisória, o Município de Mira vai, a partir de meados de setembroavançar para a conclusão dos trabalhos que faltam da empreitada e corrigir alguns defeitos que foram detetados aquando da vistoria de entrega provisória da obra.
Este projeto é dos projetos mais completos que temos feito. É um projeto que pretende valorizar as cadeias curtas entre os produtores locais e o consumidor final, privilegiando o escoamento de produtos provenientes da agricultura local e da pesca da Arte Xávega e, por outro lado, contempla um plano de comunicação e de marketing e será um projeto multifundos para apoios à pesca e à agricultura. Um conjunto de valências que, certamente, vão dar ao mercado uma nova dinâmica dos produtos locais, cultural e gastronómica” sublinhou, acrescentando que “aquela infraestrutura está dotada de um espaço para restaurante, que só não está aberto neste período, por ser um período que não o justifica”.
“Depois, com mais calma, incluindo também toda a parte de comunicação já preparada para o mercado, vamos abrir e dinamizar o mercado de forma a que se torne uma infraestrutura mais apelativa e visitada por todos”, concluiu Raul Almeida.
A empreitada de requalificação e modernização do Mercado da Praia de Mira é uma intervenção que ascende a cerca de 350 mil euros, e que é cofinanciada pelos programas comunitários do MAR2020 e do PDR2020.

Fonte: Jornal Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário