quinta-feira, 23 de março de 2023

Câmara de Águeda dá as boas-vindas à Primavera com a colocação de uma centena de ninhos para aves

 Os ninhos, de várias dimensões e para diferentes aves, feitos com recurso a materiais biológicos, foram colocados em várias zonas verdes da cidade
 
A Câmara Municipal de Águeda dá as boas-vindas à Primavera de uma forma original, criativa e amiga do ambiente. Colocou, nos últimos dias, mais de uma centena de ninhos, em várias zonas verdes da cidade, numa ação que visa despertar para a preservação da biodiversidade e sensibilizar para a presença das aves no meio urbano, convidando-as para viverem nesta nova “casa”.
Os ninhos, de várias dimensões e destinados a diferentes tipos de aves, foram instalados em locais como o Parque Municipal de Alta Vila, o Jardim Conde Sucena, os espaços ajardinados junto ao Largo 1.º de Maio e a zona da Ribeira do Ameal. Criados com recurso a materiais biológicos e de base natural, como os que as aves usam no seu habitat, os ninhos destinam-se a dar “abrigo” a diferentes espécies, como o chapim, felosa, pintassilgo, verdilhão, alvéola amarela, bico de lacre, rouxinol, cuco, carriça e pisco.
Este projeto municipal, que pretende tornar a cidade cada vez apelativa para a fixação da avifauna, demonstra respeito pela biodiversidade e pela conservação como fatores de desenvolvimento sustentável.
Para além de promover a qualidade ambiental, esta iniciativa pretende sensibilizar e reforçar junto da comunidade a importância da biodiversidade e aumentar os espaços adequados para acolher abrigos e espaços de nidificação das referidas espécies de aves.
A “qualidade” dos ninhos foi prontamente posta à prova, com algumas espécies, como o chapim, que assim que o ninho foi colocado numa das árvores do Parque de Alta Vila a experimentá-lo e fazer dele a sua “casa”.
Com esta iniciativa ambientalmente sugestiva, que demonstra não só o respeito como a satisfação pela existência de uma tão diversificada quantidade de espécies de aves no nosso território, o convite é feito para que escolham aqui viver com as suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário