quinta-feira, 23 de março de 2023

Aveiro | Semana PEDUCA & Aveiro 2030

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove, ao longo da semana (20 a 24 de março), um conjunto de iniciativas que visam partilhar os projetos implementados com o apoio dos Fundos Comunitários do Portugal 2020 e respetivos resultados, nomeadamente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro – PEDUCA.
Na mesma semana, a Câmara de Aveiro irá abrir um processo de auscultação pública às opções de investimento da CMA, que serão financiadas pelo novo quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2030 e, em particular, pelo Programa Operacional Centro 2030.
Conhecidos os vencedores dos Concursos de Ideias para a Antiga Lota e Colégio Dr. Alberto Souto “Os problemas resolvem-se com a participação de quem tem formação e competências” – Ribau Esteves.
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) realizou ao final da manhã de ontem, no Arquivo Distrital de Aveiro, no quadro da “Semana PEDUCA & Aveiro 2030”, a Sessão Pública de Apresentação dos projetos vencedores dos Concursos de Ideias do Estudo Urbanístico da zona da Antiga Lota de Aveiro – Living Lab Places e da conceção da reconversão do antigo Colégio Dr. Alberto Souto – Creative Change Academy.
No discurso de abertura da Sessão, o Presidente da Câmara, Ribau Esteves, explicou a opção da CMA pelos Concursos de Ideias, por “consideramos que os problemas se resolvem com a participação de quem tem formação e competências, para depois perguntar a quem não tem essas capacidades, que contributos é que pode dar, para que possamos melhorar alguns aspetos. É desta forma, com a competência de quem a tem e o contributo de quem tem essa grande responsabilidade de ser Cidadão, que nós gostamos de desenvolver os processos e de fazer participação pública”, começou por dizer.
“Agradeço muito a participação de todos, que é muito rica (...), nós não gostámos a 100 % de nenhuma das propostas, sabendo obviamente que há duas em cada um dos concursos, que entendemos que tem um concentrado de ideias mais interessantes do que as restantes, para aquilo que são os desenvolvimentos que queremos fazer no futuro”, concluiu.
Projetos vencedores
Para os terrenos da Antiga Lota, o projeto “Parque Urbano das Marinhas”, da empresa doisarquitectos, projectos de arquitectura, foi o vencedor do Concurso de Ideias, tendo recebido um prémio de consagração, no montante de 50.000€.
A proposta do referido gabinete de arquitetura, aposta no cuidado paisagístico e espaços de estadia diversificados, bem integrados e valorizada por uma sequência volumétrica dinâmica e coerente. A imagem original e bem integrada do edifício do “Living Places Lab” foi também considerada como uma peça de relevante interesse do projeto.
No caso da conceção da reconversão do antigo Colégio Dr. Alberto Souto, a empresa vencedora, GLCS – Arquitectos, recebeu como prémio trabalho de conceção da obra e uma recompensa monetária de consagração, no montante de 20.000€.

Da proposta destaca-se como fatores muito positivos a reabilitação de algum do edificado existente, a integração na malha urbana que valoriza o espaço envolvente e a abordagem inovadora na integração da ampliação do Arquivo Distrital, em sistema de cave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário