O Reserva | Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho realiza-se nos dias 19, 20 e 21 de maio, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), em Torres Vedras. O programa do evento, que terá entrada gratuita, foi apresentado no dia 5 de maio, na Sala da Destilaria do IVV.
“O Reserva iniciou em 2019 e foi um evento que veio na sequência de queremos promover aquilo que é o nosso território, aquilo que é a nossa tradição vitivinícola”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. O evento, que nas duas primeiras edições esteve ligado às Festas da Cidade, nesta edição autonomizou-se, apresentado uma nova data e um novo local.
Outra das novidades da terceira edição relaciona-se com os produtores presentes. “Teremos os nossos produtores locais, que eram habituais para este evento, mas teremos, também, produtores que não são do território, que são de toda a Região de Lisboa”, referiu Laura Rodrigues. Existirá, ainda, uma região nacional convidada, o Douro, que é Cidade Europeia do Vinho 2023, e uma região convidada pela Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, a Bairrada.
“Este é um evento onde as pessoas podem vir e construir a sua própria experiência, está sempre alguma coisa a acontecer”, referiu a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, sobre o programa desta edição.
Na terceira edição do Reserva, para além de ser possível obter um cartão para prova de vinhos, também existirá um bar de vinhos, “porque temos pela primeira vez street food no evento e quem quiser pode vir fazer as suas refeições e acompanhar com um copo de vinho”, explicou Dulcineia Ramos.
Um dos destaques do programa é a Prova de Vinhos Comentada com Diogo Lopes, eleito enólogo do ano de 2022 pela revista de vinho Grandes Escolhas, que decorrerá no dia 21 de maio, às 12h00. Neste âmbito, realiza-se também um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, com o sommelier Paulo Vale, no dia 20 de maio, pelas 11h00.
Os showcookings são outra das vertentes do evento, com destaque para a presença do Chef Kitaba, no dia 19, às 18h30, e da Chef Marlene Vieira, no dia 20, pelas 15h00. A pensar nos mais novos serão realizados diariamente workshops de culinária para crianças, sendo que no dia 20 de maio, pelas 16h00, terá a participação de Pedro Jorge, que foi concorrente do MasterChef Junior.
Para acompanhar o vinho e a gastronomia, terão ainda lugar conversas e tertúlias dedicadas as esses temas, com destaque para a Tertúlia da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras sobre o tema "A Poda Mecânica da Vinha – Fator de sustentabilidade?", no dia 21 de maio, pelas 15h00.
Em termos musicais, esta edição irá contar com o DJ Xinobi, no dia 19 de maio, às 22h30, com o concerto de Buba Espinho, no dia 20 de maio, às 21h30, e com o Concerto Reserva Especial 2023, no dia 21 de maio, pelas 17h00, que junta Karyna Gomes, NBC e Susana Félix, com direção musical de João Cabrita e com o sommelier Manuel Moreira. Sobre este último concerto, a vereadora do Turismo explicou que “enquanto o concerto está a acontecer estamos também a ouvir uma prova de vinhos comentada e os próprios artistas locais irão dar a sua opinião sobre os vinhos”.
No âmbito do Reserva, realizam-se ainda os concursos “A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras” e “A minha sobremesa tem Uvada de Torres Vedras”.
O Reserva | Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho tem como patrocinador oficial a Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo de Torres Vedras. A CVR Lisboa, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação Mundial de Enoturismo (AMETUR) são parceiros institucionais e a Vimeiro é a água oficial. O evento tem como parceiros a AEG, o Bacalhau Constantinos, o Bacalhau Riberalves e o ECOEventos e tem o apoio da Extincêndios e da FEPAL. O Reserva conta, ainda com o apoio institucional do Turismo do Centro, da AMETUR e da AMPV. A recolha de rolhas para reciclagem será realizada pela EXpur by Amorim Cork.
Nenhum comentário:
Postar um comentário